PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de DEFESA: JOICE DO SOCORRO FARIAS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOICE DO SOCORRO FARIAS DA SILVA
DATA: 25/08/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM ACERCA DA TEMATICA METODOS ANTICONCEPCIONAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação afetiva sexual, Recurso didático, Ensino-aprendizagem.

 


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

 

A fase da adolescência é marcada pelo despertar da sexualidade com transformações físicas, psíquicas e emocionais, que coloca o adolescente em estágio de vulnerabilidade. Esses jovens obtêm informações, na maioria das vezes, de forma incorreta ou por outros adolescentes ou em sites não confiáveis que contribuem para a prática do sexo de forma insegura. O trabalho teve o objetivo de produzir e utilizar o E-book como recurso didático para aprendizagem e divulgação dos métodos anticoncepcionais aplicado em uma Sequência didática (SD). A metodologia foi desenvolvida a partir de dois tópicos: 1-Construção de um E-book sobre métodos contraceptivos. 2- Elaboração de uma sequência didática que consistiu nas seguintes etapas, a) levantamento de conhecimento prévio dos alunos; b) aula expositiva e dialogada sobre sistema reprodutor feminino e masculino, IST e gravidez; c) aplicação do E-book; d) aula expositiva e dialogada com interação entre os saberes adquiridos e conhecimentos prévios; e) apresentação de cenas teatrais; f) validação do E-book e da SD pelos próprios alunos. O resultado desse trabalho foi construção de dois produtos educacionais, um E-book sobre Métodos Anticoncepcionais e uma Sequência Didática como medida para aplicação do E-book. A partir desses produtos foi observado maior estímulo do aluno e um amadurecimento quanto as informações do conteúdo sobre métodos anticoncepcionais, no qual foi demonstrado pela participação nas atividades realizadas em sala de aula. Entre elas houve a realização de cenas teatrais baseada na história relatada no próprio E-book e na criação de novas histórias que representassem situações que pudessem ocorrer no cotidiano do adolescente, caso não houvesse um conhecimento correto sobre esses métodos. Desse modo, o material produzido atendeu as expectativas dos alunos e consolidou que a metodologia adotada estimulou a reflexão acerca da temática e a motivação no processo ensino-aprendizado.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2696109 - ADRIANA COSTA GUIMARAES
Presidente - 1181595 - MARIA AUXILIADORA PANTOJA FERREIRA
Externo à Instituição - RONALDO ADRIANO RIBEIRO DA SILVA
Interno - 1594437 - VERONICA REGINA LOBATO DE OLIVEIRA BAHIA
Notícia cadastrada em: 16/08/2022 10:53
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2