PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de DEFESA: DANIELLE QUADROS DE OLIVEIRA

DISCENTE: DANIELLE QUADROS DE OLIVEIRA
DATA: 26/08/2022
LOCAL: Google meet

DESENVOLVIMENTO DE JOGO DIDÁTICO SOBRE O PROCESSO FOTOSSINTÉTICO E SUA APLICABILIDADE COMO FERRAMENTA DE ENSINO

jogo didático, fotossíntese, bioquímica vegetal

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

O processo fotossintético compreende absorção da luz, conversão energética, transferência de elétrons e uma via enzimática complexa, resumidamente pode ser descrito como um processo de conversão de energia luminosa (fótons) em produtos químicos estáveis, utilizando de reações biofísicas e bioquímicas que ocorrem nos cloroplastos. Os conceitos bioquímicos necessários para a compreensão da fotossíntese muitas vezes não são abordados de forma eficiente para maior alcance no processo de ensino-aprendizagem. O ensino da fotossíntese não é simples, além de interdisciplinar, é um tema considerado de difícil compreensão e assimilação para muitos alunos, além disto percebe-se que parte dos docentes possuem certa dificuldade em abordar este conteúdo. Neste trabalho foi elaborado uma sequência didática, baseada em metodologias ativas, e construído um jogo didático sobre fotossíntese com participação dos alunos, objetivando maior protagonismo dos mesmos. O público-alvo foi 45 alunos de turma do 1º ano do Ensino Médio de Escola Estadual (Ananindeua-PA). Devido as restrições sanitárias impostas pela pandemia de COVID-19, o jogo Fóton-síntese foi inicialmente construído pelo professor no formato de tabuleiro e cartas, com o afrouxamento das restrições e o retorno das atividades presenciais foi dado prosseguimento a elaboração de novas questões para as cartas e discussão das regras e dinâmica do jogo em colaboração com os alunos. Durante a aplicação da estratégia didática, o professor acompanhou como observador tomando nota das reações e opiniões dos alunos individualmente ou em grupos para avaliação. Para acompanhamento e validação, antes e após a realização do jogo, foram aplicados questionários, sobre o tema alvo e sobre motivação. A análise quantitativa dos questionários e das observações qualitativas foram utilizadas na validação. A maioria dos alunos participaram ativamente da estratégia aplicada, 66,7% nunca haviam participado de jogo didático e 51,5% sentiam dificuldades em aprender sobre fotossíntese. Após aplicação da estratégia, com o uso do jogo Fóton-síntese, os alunos descreveram a atividade como agradável, que gostariam de repetir e que fosse utilizado em outras disciplinas, se sentiram motivados e disseram que facilitou a aprendizagem sobre fotossíntese. A utilização de metodologias ativas na sequência didática teve impacto positivo na motivação e interesse dos alunos e a participação na construção e no jogar do Fóton-síntese contribuiu para maior alcance da metodologia favorecendo maior participação e a aprendizagem dos alunos.

Interno - 1774934 - FRANCISCO ACACIO ALVES
Externo ao Programa - 4467138 - LEANDRO PASSARINHO REIS JUNIOR
Presidente - 1810764 - LUCIANA PEREIRA XAVIER
Interno - 2272180 - SILVIA FERNANDA MARDEGAN