PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de DEFESA: DEBORA GRACIELEM ALVES DA SILVA

DISCENTE: DEBORA GRACIELEM ALVES DA SILVA
DATA: 01/04/2022
LOCAL: Google meet

EXPERIMENTOTECA DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Ensino de Biologia. Aulas práticas. Jogo Didático. Microbiologia

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

A Experimentoteca tem sido uma estratégia pedagógica utilizada nos últimos anos com o intuito de permitir vivências e experimentações no Ensino de Biologia na Educação Básica, por meio da elaboração de kits didáticos que objetivam despertar o interesse dos alunos em investigações científicas, desenvolver habilidades para resoluções de problemas e ampliar a reflexão pelas Ciências Biológicas, dentre elas a Microbiologia. A abordagem do seu conteúdo nas aulas de Biologia é de extrema relevância, pois estão diretamente relacionados à saúde dos seres vivos e ao funcionamento do meio ambiente. No entanto, o que se observa na maioria das escolas é que as aulas dessa temática são ministradas de forma meramente tradicional, pela ausência de estratégias de ensino-aprendizagem eficientes o que inviabiliza o conhecimento científico do aluno. O presente trabalho teve por objetivo investigar os potenciais pedagógicos da construção de uma Experimentoteca de Biologia para aprendizagem colaborativa dos alunos do Ensino Médio. Com a colaboração de uma turma do 3º ano do Ensino Médio, foi produzido um Jogo Didático através do qual os alunos tiveram a oportunidade de revisar o conteúdo de Microbiologia de forma lúdica, permitindo que os mesmos fizessem correlações com questões da vida cotidiana que envolvam saúde, questões ambientais e aspectos relacionados a bioética. Além disso, foi observado que estas atividades podem ser realizadas com materiais de baixo custo e fácil acesso, contribuindo para a aprendizagem colaborativa da Microbiologia no Ensino Médio. Durante as pesquisas solicitadas, na elaboração do jogo e a criação de regras, foi visível a colaboração e a participação dos alunos, a turma apresentou maturidade nos debates, desta forma as atividades em sala se mostraram muito produtivas.

Externo ao Programa - 3558015 - DANIELLE COSTA CARRARA COUTO
Interno - 799.938.502-68 - DANIELLY BRITO DE OLIVEIRA - UFPA
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Presidente - 1810764 - LUCIANA PEREIRA XAVIER