Notícias

Banca de DEFESA: ARUDÁ GOMES VIEIRA FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARUDÁ GOMES VIEIRA FILHO
DATA: 22/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Defesa não presencial, por meio de teleconferência, Portaria n. 36, de 19/03/2020.
TÍTULO:

ANÁLISE COMPARATIVA DAS SENSIBILIDADES OBTIDAS COM O VANE TEST E O MINI VANE EM UM DEPÓSITO SEDIMENTAR NA FOZ DO RIO AMAZONAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Mini Vane. Sensibilidade. Solos Moles. Vane.


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO:

O ensaio de palheta tem sido utilizado em pesquisas de campo para elaboração de projetos geotécnico e no gerenciamento de depósitos sedimentares não argilosos, devido ao mesmo fornecer dados como a resistência cisalhante não drenada (Su) e a sensibilidade (St). Os mesmos resultados são obtidos no ensaio com a palheta de laboratório (mini vane), mas para isso, são necessários que sejam extraídas amostras consideradas indeformadas, o que, nesta pesquisa foram preconizadas pela norma ABNT NBR 9820. Essa pesquisa buscou comparar os ensaios de palheta (vane shear test) com o ensaio de palheta de laboratório, também denominado de Mini Vane. O local desta análise é em uma região portuária localizada na foz do rio Amazonas, em um depósito sedimentar natural, que apresentou dois rompimentos de talude com características peculiares a solos com alta sensibilidade. Os deslizamentos de taludes normalmente são previsíveis do ponto de vista geotécnico, contudo nesta região pesquisada o solo apresentou deslizamentos rápidos do talude demonstrando indícios de um solo com alta sensibilidade. A pesquisa apontou que o ensaio de palheta de laboratório (mini vane) apresentaram uma (St) maior, ao ser correlacionada com a (St) dos ensaios de compressão simples, dando maior clareza que há um solo argiloso muito mole com profundidade entre 30 e 40 metros, típico de uma lente no solo que se apresentou com alta sensibilidade. As comparações entre os ensaios de palhetas apresentaram coerência nos resultados, mesmo em camadas de solos com índices de consistências diferentes das camadas iniciais, as convalidações dos ensaios de palhetas foram validadas com os ensaios realizados por compressão simples. Por fim, o solo deste depósito teve sua sensibilidade identificada no ensaio de palheta de campo. A mesma identificação foi confirmada no Mini Vane. Todavia em profundidades maiores que o vane de campo. Desta forma, os ensaios realizados pelo Vane Shear Test (VST) in situ foram primordiais na identificação da sensibilidade, tendo sua confirmação com o ensaio de palheta de laboratório (Mini Vane).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALAN CAVALCANTI DA CUNHA
Interno - 2025609 - LUCIANA DE NAZARE PINHEIRO CORDEIRO
Presidente - 1546387 - MARCELO RASSY TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 19/09/2023 10:24
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2