Banca de DEFESA: CICERO DE JESUS FERREIRA DE MACEDO

DISCENTE: CICERO DE JESUS FERREIRA DE MACEDO
DATA: 18/03/2021
LOCAL: Plataforma virtual

Conscientização de Alunos da Rede Pública de Ensino sobre Desperdício de Água e Riscos à Saúde Humana e Ambiental

Escassez Hídrica. Sustentabilidade. Preservação Ambiental. RecursosDidáticos.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

A água é hoje um dos temas mais discutidos no mundo todo, e sua necessidade aos seres vivos é primordial. O crescimento populacional desenfreado, intensificado ao processo de urbanização, é um fator considerado como uma das principais causas para a degradação dos ecossistemas aquáticos, o que demonstra precariedade do alcance populacional a direitos básicos de acesso à água potável, e falta de investimentos em recursos nos serviços básicos de saneamento no país. Para que essa realidade mude, é necessário que ocorra uma conscientização populacional, de modo que organizações públicas juntamente com empresas se unam às escolas, visando a criação de projetos inovadores que incentivam os alunos a desenvolver essa responsabilidade ambiental. Deste modo, este projeto objetivou promover ideias de conscientização e esclarecimento aos alunos da rede pública, sobre a importância de utilizar a água de maneira sustentável, através de estratégias lúdicas, para reparação dos problemas já evidenciados, revertendo a realidade de degradação e descaso. Tendo como base os conteúdos abordados no ensino fundamental, e nos PCN’s, sobre eixos temáticos que abordam a água. As atividades foram desenvolvidas de forma dinâmica, através de uma gincana denominada “Água- Problemas e Soluções!”, integrada por três módulos, onde cada etapa apresentou uma pontuação à equipe vencedora. No primeiro módulo foramofertadas oficinas ministradas pelo docente, para a orientação na construção de filtros de água, retratando a eficácia e a necessidade da filtragem da água antes da sua utilização. O segundo módulo foi realizado com perguntas e respostas, sobre as principais doenças transmitidas pela água contaminada, visando o conhecimento da saúde humana e ambiental. Para o terceiro módulo, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro denominado “Criando Soluções”, que tevecomo ênfase questionamentos que permitiram o raciocínio criativo dos ouvintes para solucionar problemáticas ambientais referentes à água. Nas considerações finais da dinâmica, a equipe que obteve mais pontos no decorrer da gincana foi considerada tutora ambiental, capacitada para realização da metodologia com as demais turmas presentes no colégio. Os resultados mostraram considerável envolvimento dos estudantes, e a transformação das posturas atuais em novos comportamentos que beneficiam o uso sustentável da água no cotidiano e o interesse em propagar as atividades ministradas.

Interno - 1717330 - JOSE EDUARDO MARTINELLI FILHO
Presidente - 2178234 - KARLA TEREZA SILVA RIBEIRO
Externo ao Programa - 2184865 - SOLANGE DO PERPETUO SOCORRO EVANGELISTA COSTA
Interno - 3185045 - VOYNER RAVENA