Banca de DEFESA: VANDERLANE SUELEN DA SILVA E SILVA

DISCENTE: VANDERLANE SUELEN DA SILVA E SILVA
DATA: 24/03/2023
LOCAL: Laboratório de Química Analítica e Ambiental

O POTENCIAL DA ARRABIDAEA CHICA (PARIRI) COMO INDICADOR NATURAL ÁCIDO-BASE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

A. chica; pH; ensino de ciências.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A experimentação é uma boa estratégia didática que contribui para o ensino e a aprendizagem em ciências da natureza. Entre os diversos assuntos de ciências que podem ser trabalhados por meio da experimentação, vale mencionar a acidez e basicidade de substâncias, pois é um tópico que está presente no cotidiano do aluno. Sob tal panorama, os temas de ácido e bases podem ser estudados por meio de indicadores naturais, esses são extratos naturais que apresentam como base as antocianinas, sendo que elas são pigmentos da classe dos flavonóides que podem ser usadas para determinar o pH de diversas amostras. A Arrabidaea chica conhecida popularmente como Pariri é uma das várias plantas que apresentam antocianina. Assim, o presente estudo visou identificar as propriedades indicadoras ácido-base do extrato vegetal da espécie A. chica, tendo em vista sua utilização como indicador natural para teste de pH da água de consumo e na água de chuva aplicado no ensino de ciências. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida em 3 etapas: preparação do extrato alcoólico de A. chica, aplicação do extrato alcoólico da A. chica como indicador de pH com alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Maria Conceição Malheiro em Irituia- PA e a composição do produto educacional. O produto final da pesquisa constituiu em uma cartilha que abordou sobre o pH da água de consumo e como elaborar um indicador natural de pH a partir do extrato alcoólico da A. chica. Conclui-se que o extrato da A. chica pode ser utilizado como indicador de pH apresentando uma mudança de coloração ácido-base bastante satisfatória quando aplicada nas amostras testadas. Também ficou evidente que houve um grande envolvimento dos alunos e professores com a experiência proposta e como a aproximação do conhecimento científico com o cotidiano dos alunos pode favorecer o processo ensino-aprendizagem. O produto final da pesquisa ao ser aplicado aos professores teve resposta satisfatória na Escola objeto deste estudo e poderá auxiliar outros professores de outros lugares.

Interno - 423.668.602-34 - CLEBER SILVA E SILVA - IFPA
Externo à Instituição - LUCIANA PINHEIRO SANTOS
Presidente - 327514 - SIMONE DE FATIMA PINHEIRO PEREIRA
Notícia cadastrada em: 21/03/2023 09:46