Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA ELIZABETH LOPES DE SALES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA ELIZABETH LOPES DE SALES
DATA: 07/04/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: VULNERABILIDADE E PERCEPÇÃO DE RISCO DE DOENÇAS CAUSADAS POR DESASTRES TECNOLÓGICOS EM RIOS NO MUNICÍPIO DE BARCARENA-PA.
PALAVRAS-CHAVES: Vulnerabilidade populacional. Riscos tecnológicos ambientais. Rios da Amazônia. Desastres naturais.
PÁGINAS: 31
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo analisar a inter-relação entre percepção de riscos e vulnerabilidades à saúde coletiva de moradores residentes no município de Barcarena e os desastres tecnológicos que afetam os rios locais. As fontes geradoras desses riscos serão analisadas, caracterizadas e categorizadas. A elaboração da base de dados será realizada por meio da aplicação de um questionário on-line, onde os representantes das comunidades — líderes comunitários, padres, pastores, políticos locais e comerciantes — responderão a uma série de perguntas referentes ao tema supracitado, seguindo o manual de Desastres Humanos de Natureza Tecnológica do Ministério da Integração Nacional. Além disso, será produzido um mapa de risco que permitirá identificar consequências aos desastres tecnológicos, e quais os impactos à saúde coletiva. Os dados coletados na presente pesquisa serão organizados e tabulados através do software Microsoft Excel 2010, codificados e, posteriormente, classificados e interpretados com o uso de instrumentos como tabelas e/ou gráficos. A análise do questionário on-line se dará pela Teoria Cultural do Risco (TCR), uma análise subjetiva, em que se condicionam as características das argumentações a uma das visões de mundo da Teoria Cultural. Almeja-se, com a presente proposta, caracterizar as vulnerabilidades da população diante do perfil sociodemográfico, e descrever a percepção dos participantes em relação aos riscos de doenças relacionadas aos desastres tecnológicos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1506878 - MARCIA APARECIDA DA SILVA PIMENTEL
Presidente - 6328126 - MARIA DE FATIMA VILHENA DA SILVA
Externo à Instituição - PRISCYLA CRISTINNY SANTIAGO DA LUZ
Notícia cadastrada em: 07/04/2021 11:22
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1