Banca de DEFESA: ARIANNE KELLY DOS SANTOS MENDONÇA

DISCENTE: ARIANNE KELLY DOS SANTOS MENDONÇA
DATA: 18/08/2020
LOCAL: Sala Virtual - Google Meet

MAPA DE RISCO DE MOVIMENTAÇÃO DE MASSA EM VILA DO CONDE, MUNICÍPIO DE BARCARENA - PA.

Deslizamentos. Ocupação Irregular. Suscetibilidade. Riscos. Prevenir.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

O município de Barcarena vem experimentando Deslizamento de Massas na sua região costeira, caracterizado por desmoronamento de falésias, cujo evento ocorreu próximo às residências, com perdas de vidas e materiais, agravado pelo problema da falta de informação e de conhecimento das famílias de como proceder diante de uma situação de desastre ambiental. Diante disso, esta pesquisa tomou como objetivo avaliar a suscetibilidade de deslizamento de terras na Região da Vila do Conde, em Barcarena, PA, com a produção de Mapas Temáticos, indicando as áreas e os pontos de riscos em que as famílias estão acometidas. A metodologia consistiu na exploração de dois eixos: (a) Parte Teórica, constituída por um conjunto de publicações e de documentos, expressos na Pesquisa Bibliográfica; e (b) Parte Prática, cujo instrumental para coletar as evidências de Deslizamentos foi à aplicação do questionário aos Agentes públicos dos Bombeiros, da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano de Barcarena. Procedemos também das Observações diretas sobre as encostas das falésias, as quais derivaram no Relatório de Campo. Os resultados mostraram que: o ambiente pesquisado está inserido na categoria de Classe Alto de Risco (Risco C), pois foi constatado significativo indício de instabilidade na encosta estudada, manifestada em: trincas no solo, terrenos e moradias; árvores, postes e muros inclinados; Solapamento de margens; até elevada frequência de erosões. Diante dessas evidencias, apresentamos duas conclusões para esta pesquisa: (a) As famílias vivenciam Alto Risco de suscetibilidade de deslizamento de terra, cuja população deve estar em constante Alerta para a possibilidade de ocorrência deste sinistro na Vila de Conde, cujo contexto pode ser elevado para Muito Alto Risco, se levar em conta que as construções e ocupações desordenadas estão instaladas na base e/ou no próprio topo das encostas das falésias pesquisadas; e (b) A produção de Mapas Temáticos, com indicação das áreas suscetíveis aos deslizamentos de terra, pode contribuir e significar um canal de informação e conhecimento para as famílias que habitam em áreas de riscos, como ferramenta fundamental para enfrentar e prevenir este tipo de desastre, desde que o Gestor Público local tome estes Mapas como objetos de políticas no Plano Diretor e no ordenamento territorial urbano do local, com o envolvimento dos agentes públicos para difundir e informar as famílias sobre as áreas e as circunstâncias pontuais de Deslizamento de Massas na Vila de Conde.

Interno - 2526669 - FRANCISCO DE SOUZA OLIVEIRA
Externo à Instituição - LUCIANA CASTRO BRELAZ
Presidente - 327902 - MAURICIO DA SILVA BORGES
Externo ao Programa - 1151755 - PATRICIA RIBEIRO MAIA