Banca de DEFESA: EVERTON LUIZ POMPEU VARELA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVERTON LUIZ POMPEU VARELA
DATA: 21/12/2023
LOCAL: UFPA

EFEITO DO LICOPENO NA MALÁRIA EXPERIMENTAL

Antioxidante; Estresse oxidativo; Licopeno; Malária; Suplemento.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A malária é uma doença potencialmente fatal. Sua letalidade está associada a elevada concentração de radicais livres indutores de estresse oxidativo no organismo hospedeiro. O estresse oxidativo pode ser prevenido pela ação de antioxidantes. Para confirmar esta hipótese, avaliamos os efeitos do fitonutriente licopeno (LYC) sobre as alterações oxidativas induzidas pelo Plasmodium berghei (Pb) em camundongos e comparamos aos efeitos da N-acetilcisteína (NAC). Para isso, camundongos Balb/c foram pré-tratados com uma dose de 3,11mg/kg de peso corporal/dia de LYC ou 62mg/kg pc/dia de NAC. Vinte e quatro horas depois, os animais foram infectados pela injeção intraperitoneal de 106 hemácias parasitadas. Os tratamentos continuaram diariamente até o dia anterior aos dias 1, 4, 8 ou 12 de infecção. Após esses períodos a parasitemia e a taxa de mortalidade foram avaliadas. Os animais sobreviventes foram submetidos a eutanásia e foram coletados o cérebro e pulmões para análises bioquímica de substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS), capacidade antioxidante pela inibição dos radicais ABTS (AC-ABTS) e DPPH (AC-DPPH), ácido úrico (UA) e óxido nítrico (NO). Os resultados demonstraram um aumento progressivo da parasitemia de 0.6%, 5.6%, 15.8% e 40% nos dias 1, 4, 8 e 12, respectivamente, e taxa de mortalidade elevada de 47% e 45% no 8° e 12° dia pós-infecção, respectivamente. As mortes ocorreram devido ao estresse oxidativo, que foi confirmado pelo aumento dos níveis de TBARS, AC-ABTS, AC-DPPH, UA e NO no cérebro e pulmões dos camundongos. O tratamento com LYC diminuiu a progressão da parasitemia para 19% e a taxa de mortalidade para 20% no 12º dia pós-infecção. O LYC também foi capaz de reduzir os níveis de TBARS, UA e NO comparado aos grupos Pb (p< 0.0001) e NAC+Pb (p<0.0001), atingindo valores semelhantes aos animais Sham. O LYC é um fitonutriente que impede o estresse oxidativo, devido a sua poderosa ação antioxidante. Esta ação pode ser a principal responsável pela redução da parasitemia e da taxa de mortalidade. Portanto, o LYC foi eficaz contra a infecção e alterações oxidativas induzidas por Pb, devido sua ação antioxidante. Assim, o LYC pode representar uma estratégia terapêutica promissora para a diminuição da morbidade e mortalidade causadas pela malária.

Externo à Instituição - ANTONIO RAFAEL QUADROS GOMES
Interno - 1219319 - MARIA FANI DOLABELA
Externo à Instituição - MOZANIEL SANTANA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - OBERDAN OLIVEIRA FERREIRA