Banca de DEFESA: NAZARENO MELO DA SILVA

DISCENTE: NAZARENO MELO DA SILVA
DATA: 09/09/2019
LOCAL: GEOCART

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO SAZONAL DOS PARÂMETROS FÍSICOS, QUÍMICOS E NUTRIENTES DAS ÁGUAS DO RIO TOCANTINS, NO TRECHO ENTRE MARABÁ E ITUPIRANGA.

qualidade da água; rio tocantins; recursos hídricos; sazonalidade; meio ambiente.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências

Água é substância primordial e indispensável para todos os seres vivos, no entanto as múltiplas e complexas atividades antrópicas, alteram as suas propriedades físicas, químicas e biológicas. Partindo desses pressupostos, é que estudos direcionados ao entendimento dessas alterações nos seus diversos aspectos, se torna relevante e necessário, a fim de oferecer aos agentes responsáveis e a toda sociedade, instrumentos de auxilio, para o planejamento, manejo e gestão desses recursos. Esse trabalho teve como objetivo avaliar as condições físicas, químicas e biológicas da qualidade da água do rio Tocantins, no trecho entre as cidades de Marabá e Itupiranga, no Estado do Pará. Para realização das análises da qualidade da água, foram eleitos doze pontos equidistantes de coleta entre o referido trecho, onde considerou-se as varações espaciais e temporais em períodos sazonais de maior recarga no mês de março de 2018 e de menor recarga (estiagem), em agosto de 2018. Foram realizados coleta para analises das seguintes variáveis: oxigênio dissolvido, turbidez, condutividade, temperatura, pH, potencial elétrico, além dos nutrientes, como amônia, nitrato, nitrito e fosforo total. Para as análises dos parâmetros físicos, foram utilizados métodos potenciometricos para pH e condutividade, o método nefelométrico para análise de turbidez e para a determinação de OD, utilizou-se o método de Winkler modificado por azida sódica. Para análise estatística dos resultados, utilizou-se métodos de estática descritiva com auxílio de software Excel. Os resultados obtidos passaram por avaliação e discussão individual e comparados com os padrões estabelecidos pela Resolução 357/2005 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), tendo como referência, os valores das “águas doces classe 2”. Os resultados da primeira campanha, apresentam desconformidades apenas no potencial Hidrogeniônico – pH, o que demonstra a necessidade de se comparar com os próximos resultados, feitos na estiagem, pois esses resultados foram obtidos no período de maior descarga, o que dificulta a obtenção de um resultado mais consistente, por motivo de maior influência do volume do rio. As outras variáveis não apresentaram alterações em relação aos padrões de referência do CONAMA, os resultados dos nutrientes dessa primeira campanha ainda não foram disponibilizados pela Universidade Federal do Pará. Assim, Conclui-se que para o período de maior vazão, os resultados para qualidade da água do rio Tocantins, nas variáveis físico, química, estão dentro dos padrões referenciados, exceto o valor do pH.

Presidente - 6327943 - MAAMAR EL ROBRINI
Externo à Instituição - MARIA DE LOURDES SOUZA SANTOS
Interno - 3495637 - RAIMUNDO NONATO DO ESPIRITO SANTO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 06/09/2019 18:41