Banca de DEFESA: THAIS SOUSA MARTINS

DISCENTE: THAIS SOUSA MARTINS
DATA: 02/03/2020
LOCAL: Instituto de Estudos Costeiros, Universidade Federal do Pará - Bragança

DNA Barcode para rastrear o comércio de elasmobrânquios na região costeira amazônica

Bragança, Tubarões, Arraias, DNA Barcode, Elasmobrânquios

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
SUBÁREA: Genética Animal

RESUMO

A cidade de Bragança tem na atividade pesqueira uma importante fonte de capital, é o terceiro maior porto de desembarque da região Norte, além de apresentar um comércio de pescado expressivo, como o da Feira Livre do município. O comércio neste local é realizado no Mercado e na Feirinha com uma grande riqueza de espécies sendo vendidas diariamente. E embora a comercialização de peixes seja uma importante fonte de renda, é difícil ter a magnitude do quanto e o que se é comercializado de fato. Este problema se torna mais evidente para as espécies vendidas em categoria ou sem seus caracteres corporais, práticas comuns no comércio das categorias cação e arraia. A comercialização dessas categorias é frequente na Feira Livre bragantina, o que se mostra preocupante, pois espécies com diferentes status de conservação estão sendo comercializadas em conjunto. Em consequência desses problemas é importante utilizar alternativas eficazes que possam ser aplicadas para uma identificação precisa dos táxons, como a da ferramenta do DNA Barcode que tem sido aplicada com sucesso para a identificação de peixes. O presente trabalho demonstrou a eficiência da ferramenta DNA Barcode para a identificação inequívoca das espécies de tubarão e arraia, sendo de extrema relevância para rastrear o comércio de espécies ameaçadas.

Presidente - 2490593 - GRAZIELLE FERNANDA EVANGELISTA GOMES
Interno - 1716549 - JANICE MURIEL FERNANDES LIMA DA CUNHA
Externo ao Programa - 1519680 - SIMONI SANTOS DA SILVA
Externo à Instituição - IVANA BARBOSA VENEZA