Banca de DEFESA: ROZINETE FRANCISCA REZENDE

DISCENTE: ROZINETE FRANCISCA REZENDE
DATA: 25/10/2019
LOCAL: na Sala de Treinamento do prédio anexo à Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará – Ca

PRÁTICA DA CAÇA ENTRE MORADORES URBANOS NA REGIÃO DO MÉDIO XINGU, PARÁ

caçadores, ambientes urbanos.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

A caça é uma atividade importante para as comunidades humanas nas regiões Neotropicais. Apesar de ser uma atividade difusa, a caça é praticada por um grande número de pessoas nas florestas tropicais. Agindo sinergeticamente com a destruição e fragmentação das florestas esta atividade pode ocasionar extinções de determinadas espécies, alterarando as interações entre a fauna local e a vegetação como, por exemplo, no estoque de carbono ou dispersão de sementes. Ainda, os caçadores tendem selecionar as mesmas espécies de presa que os predadores de topo, diminuindo a capacidade de suporte para os carnívoros de grande porte. A caça sempre esteve presente na vida das populações amazônicas, seja de maneira cultural, esportiva ou de subsistência. Produtos derivados de animais silvestres na alimentação representam uma das principais fontes proteicas para algumas comunidades tradicionais e indígenas. As populações que vivem em aglomerados urbanos (e.g. cidades, vilas) também praticam a caça, mas o conhecimento sobre o seu papel é ainda pouco explorado. Os objetivos desse estudo serão avaliar a incidência da caça pelos moradores urbanos na região da Transamazônica no médio Xingu, PA, definir ospadrões de uso e escolha da caça e investigara importância socioeconômica dessa atividade na região. O estudo será realizado nos municípios de Altamira, Vitória do Xingu e Brasil Novo. Essa região abriga uma população de aproximadamente140.000 habitantes, sendo que mais da metade desta população vive na zona urbana. A pesquisa consistirá de entrevistas baseadas em questionários semiestruturados, complementados por entrevistas livres e conversas informais com participação voluntária dos caçadores por meio da técnica de amostragem bola de neve. Ao final da pesquisa espera-se diagnosticar a importânciada caça para os moradoresurbanos e para os ecossistemas próximos, bem como a finalidade dessa prática para as comunidades envolvidas.

Externo à Instituição - ARMANDO MUNIZ CALOURO
Interno - 1172261 - DIVA ANELIE DE ARAUJO GUIMARAES
Externo ao Programa - 2317089 - GUSTAVO GOULART MOREIRA MOURA
Externo ao Programa - 1634592 - HERMES FONSECA DE MEDEIROS