Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELA DE CAMPOS FREIRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELA DE CAMPOS FREIRE
DATA: 06/05/2022
HORA: 14:30
LOCAL: UFPA | Sala Google Meet/Gsuite Institucional
TÍTULO:

MORFOLOGIA DA CAVIDADE OROFARÍNGEA DE RAIAS HYPANUS RAFINESQUE, 1818 (DASYATIDAE, MYLIOBATIFORMES) NA AMAZÔNIA ESTUARINA.


PALAVRAS-CHAVES:

Chondrichthyes, Ecomorfologia, Amazônia costeira, Brasil


PÁGINAS: 19
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
SUBÁREA: Morfologia dos Grupos Recentes
RESUMO:

Este estudo pretende avaliar o padrão de variação morfológica da cavidade orofaríngea e estrutura dentária entre as populações de Hypanus berthalutzae e H. americanus, considerando o limite geográfico contíguo entre as espécies na foz do rio Amazonas. Recentemente dois estudos revelaram achados que influenciaram na alocação das formas de Hypanus americanus, antes referidas a todas as formas do Atlântico Ocidental. Por meio de análises moleculares, foram identificadas duas linhagens distintas dentro de H. americanus, sendo a região do delta do Amazonas possível delimitador da distribuição geográfica. A seguir, uma nova espécie foi descrita, Hypanus berthalutzae, com base em dados integrados, moleculares, morfológicos e ecológicos. A cavidade orofaríngea é composta por diversas estruturas que integram o sistema quimiossensorial gustativo como as papilas orais e dentículos orais. Adicionalmente, a dentição dos elasmobrânquios possui grande importância na identificação de espécies e em muitas espécies de raias, ocorre dimorfismo sexual. Desta forma, espécimes de Hypanus berthalutzae e H. americanus serão analisados a partir do acervo de coleções científicas e amostras a serem obtidas a partir dos desembarques pesqueiros na Amazônia costeira, bem como nos Mercados Municipais no Pará. A arcada dentária será analisada por microscopia eletrônica de varredura, enquanto o epitélio oral da cavidade orofaríngea será analisado por meio de MEV e microscopia de luz. As imagens obtidas serão analisadas por meio do software ImageJ. Espera-se reconhecer o polimorfismo das estruturas da cavidade orofaríngea e dentária, com vistas a avaliar sua contribuição para os estudos de diversidade morfológica e taxonômica deste grupo de raias no estuário Amazônico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1716549 - JANICE MURIEL FERNANDES LIMA DA CUNHA
Interno - 1594437 - VERONICA REGINA LOBATO DE OLIVEIRA BAHIA
Externo à Instituição - FLÁVIA DE FIGUEIREDO PETEAN
Externo à Instituição - JOÃO PAULO CAPRETZ BATISTA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 03/05/2022 10:36
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1