Banca de DEFESA: FABRICIO PINHEIRO DA CRUZ

DISCENTE: FABRICIO PINHEIRO DA CRUZ
DATA: 04/07/2020
LOCAL: Canal YouTube OVA - Orquestra de Violoncelistas da Amazônia

“ALEATORIANDO” EM SALA DE AULA: PROCESSOS CRIATIVOS À LUZ DA MÚSICA ALEATÓRIA NA EDUCAÇÃO MUSICAL

Palavras-chave: Criação musical. Composição. Improvisação. Educação musical. Música aleatória. Flauta doce.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
ESPECIALIDADE: Composição Musical

PINHEIRO DA CRUZ, Fabrício. “Aleatoriando” em Sala de Aula: Processos criativos à luz da música aleatória na educação musical. 2019. xxx fls. Artigo (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Artes, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

O presente artigo relata as experiências desenvolvidas em sala de aula com alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental com foco na criação musical, especificamente na utilização da Música Aleatória como base metodológica de ensino-aprendizagem, através de pesquisas sonoras, ensaios e práticas com a flauta doce na Colégio Tenente Rêgo Barros - CTRB (Belém-PA). A metodologia, fora dividida em três etapas principais, as quais denominei Laboratórios I, II, e III. No Laboratório I, realizamos uma atividade de pesquisa sonora individual com os alunos das turmas de 6º ano, os quais tiveram liberdade para escolher o ambiente em que desenvolveriam tal pesquisa, com o objetivo de alargar a percepção através dos sons que nos rodeiam, registrando-os. A partir da fase de registro individual dos sons, os alunos passaram a reproduzi-los da melhor maneira possível através da própria voz, instrumento formal ou informal, com o objetivo de realizar improvisações livres utilizando esses sons aleatoriamente e buscando por novas sonoridades. Após, em Laboratório II, apresentamos aos alunos a técnica composicional denominada “Música Aleatória” além de obras de grandes compositores contemporâneos, como forma de demonstrar aos alunos as diversas possibilidades de organização sonora, bem como apresentar aos alunos sugestões de registros voltados para a flauta doce, buscando dar opções de como representar e registrar cada nota, até chegar em uma composição. E, finalmente, em Laboratório III, terceira e última etapa desta pesquisa, buscou-se orientar cada equipe até a criação de uma composição completa, utilizando-se a técnica Aleatória como base de criação, além de adotar a flauta doce como instrumento de apoio e execução. Importante mencionar que foi dado aos alunos total liberdade para que se utilizassem de quaisquer outros instrumentos musicais, incluindo teclado e voz, de acordo com a preferência de cada um. Foram abordados alguns dos fundamentos da criação musical, técnicas composicionais contemporâneas, educação musical e criatividade, mais especificamente a Música Aleatória, assim como autores dentro do âmbito da criação musical e educação, dentre eles: Schafer, Swanwick, Howard, França dentre outros. A referida pesquisa buscou estimular a criação musical dentro da sala de aula, por meio da Música Aleatória, bem como a criação coletiva como forma de interação entre os envolvidos. Portanto, o resultado esperado ao final da presente pesquisa, era exatamente que as turmas apresentassem um conjunto de peças originais para flauta doce, desenvolvidas em sala de aula à luz da técnica composicional “Aleatória”, bem como compreendessem e desenvolvessem maior sensibilidade e consciência estética a partir da prática criativa, ensaios e apresentações. A coleta de dados ocorrera essencialmente durante todos os processos de criação sugeridos e desenvolvidos em sala de aula, através de registros sonoros, imagens e vídeo das experiências realizadas nos Laboratórios I, II e III, conforme especificado acima. Como resultado desta pesquisa, através das transcrições das peças desenvolvidas foi elaborado um E-Book com as composições desenvolvidas pelos alunos, sendo disponibilizado para download gratuito no site de domínio deste pesquisador.

Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Externo ao Programa - 1168602 - ROSANE NASCIMENTO DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 02/07/2020 10:51