Banca de QUALIFICAÇÃO: RAISSA TEREZA CASSEB OLIVEIRA

DISCENTE: RAISSA TEREZA CASSEB OLIVEIRA
DATA: 05/04/2021
LOCAL: Instituto de Ciências da Saúde - Google meet

Influência de fatores sociais, demográficos e clínicos em nascidos vivos com espinha bífida no Brasil: um estudo ecológico de 21 anos

Brasil; Epidemiologia; Espina bífida; Nascidos Vivos

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

Introdução: A espinha bífida é um defeito congênito que ocorre quando os ossos da coluna não se formam completamente, resultando em uma abertura na região posterior da coluna, geralmente no final da coluna (região sacral). No Brasil, não existem estudos abrangentes que descrevam a associação de características sociais, demográficas e clínicas em relação à espinha bífida.
Objetivos: Este estudo visa verificar possíveis associações de fatores sociodemográficos e clínicos em nascidos vivos com espinha bífida.
Delineamento e Métodos: Foi realizado um estudo analítico (descritivo e inferencial), ecológico e retrospectivo com base em dados secundários de 11.308 nascidos vivos com espinha bífida registrados no Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC) no Brasil de 1999 a 2019. Dados sócio-demográficos os fatores analisados foram a idade, escolaridade, estado civil das mães e a região geográfica. Os fatores clínicos analisados foram a duração, o tempo de gestação, o peso ao nascer e o número de atendimentos pré-natais.
Resultados: Há um aumento no número de casos de espinha bífida nos últimos anos no Brasil com variação percentual anual de 3,52%. Porém, no período de 2005: 2009 apresentou redução de nascidos vivos com espinha bífida. Os estados com maior incidência foram: Rondônia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Porém, nas unidades da federação a maior incidência foi nas regiões Sul (São Paulo) e Sudeste (Rio Grande do Sul). O risco aumentou em mães nascidas após 1980, com idade superior a 30 anos e alto nível de escolaridade. O risco aumentou em nascidos vivos: brancos e negros, gravidez dupla e peso corporal inferior a 3.000 gramas. A ausência do pré-natal resultou em maior incidência.
Conclusão: Assim, os fatores sociodemográficos e clínicos apresentam características específicas que podem predizer Espinha bífida em recém-nascidos no Brasil.

Externo à Instituição - FABIANA DE CAMPOS GOMES
Interno - 2390797 - JOAO SIMAO DE MELO NETO
Externo ao Programa - 1226495 - LUIZ CARLOS SANTANA DA SILVA
Interno - 1508844 - MARCOS VALERIO SANTOS DA SILVA