Banca de QUALIFICAÇÃO: REGIANE PADILHA DOS SANTOS

DISCENTE: REGIANE PADILHA DOS SANTOS
DATA: 27/09/2019
LOCAL: AUDITÓRIO MONTEIRO LEITE - ICS

DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: FATORES DE RISCO E DE PROTEÇÃO EM INDÍGENAS ADULTOS DA ETNIA SURUÍ-AIKEWARA, AMAZÔNIA, BRASIL

Health of Indigenous Populations; South American Indians; Public health; Anthropometry; Chronic diseases

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

As doenças crônicas não transmissíveis constituem um sério problema de saúde pública. Os hábitos ao longo da vida se tornam determinantes para o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis no individuo e em diversas populações. Trata-se de um estudo transversal de base populacional que tem por objetivo determinar a prevalência dos principais fatores de risco e proteção para doenças crônicas não transmissíveis entre indígenas adultos da população Suruí-Aikewára, localizada no município de São Geraldo do Araguaia, no estado do Pará, no âmbito do projeto de pesquisa “Perfil epidemiológico de populações indígenas do Pará”, da Universidade Federal do Pará. Para tanto, os dados serão coletados por meio de um questionário de pesquisa que irá abordar as características demográficas e socioeconômicas dos indivíduos: sexo e idade estada civil e escolaridade, hábitos de vida, consumo de bebida alcoólica, tabagismo, doenças autorreferida, autoavaliação do estado de saúde do entrevistado e referência a diagnóstico médico anterior de hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias, e características do padrão de alimentação e de atividade física associada à ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis. Parâmetros antropométricos serão avaliados com base no IMC (peso e altura), Circunferência da Cintura e Circunferência do Pescoço, e avaliação nutricional por meio da Bioimpedância elétrica.

Externo ao Programa - 3210370 - EDSON MARCOS LEAL SOARES RAMOS
Presidente - 326592 - JOAO FARIAS GUERREIRO
Interno - 1258528 - MARILIA DE SOUZA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 24/09/2019 08:06