Banca de DEFESA: SILVANA RODRIGUES GOUVEIA DO CARMO

DISCENTE: SILVANA RODRIGUES GOUVEIA DO CARMO
DATA: 01/10/2018
LOCAL: INSTITUTO DE CIENCIAS DA SAÚDE - DALA DE AULA DO PPGSAS

DETERMINAÇÕES DA ALIMENTAÇÃO EM UMA COMUNIDADE CABOCLA AMAZÔNICA NA PERSPECTIVA ESPAÇO-TEMPORAL

Amazônia, Segurança alimentar, Meio ambiente, Barcarena

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Epidemiologia

Este trabalho propôs-se a estudar fatores determinantes e condicionantes na construção da história alimentar de uma comunidade cabocla denominada Nova Vida em Barcarena/PA, a qual passou por impactos socio-ambientais: dois deslocamentos compulsórios e exposição a poluentes de mineração, os quais provocaram rupturas e adaptações nas estratégias de acesso a alimentação, marcando a especificidade da história alimentar da comunidade. A abordagem qualitativa e a entrevista semi-estruturada com moradores da comunidade que vivenciaram os processos de deslocamentos foram essenciais para a obtenção das experiências alimentares. A partir dos relatos evidenciou-se que as estratégias de acesso à alimentação em Ponta da Montanha e em Curuperé são bem delimitadas. Todas as famílias praticavam a agricultura de subsistência, extrativismo vegetal na floresta, coleta de pescados na praia, cultivo de plantas frutíferas nos quintais. Já a caça na floresta, a criação de animais domésticos para consumo alimentar, a pesca ‘fora’, foram estratégias restritas a alguns moradores. No entanto, em Nova Vida, o terceiro local de ocupação desta comunidade, a aquisição da alimentação ocorre, na maior parte, via monetária. A forma de organização geopolítica e econômica em Barcarena, ecossistema amazônico, as escolhas individuais e familiares são fatores determinantes da história alimentar da comunidade. Essa comunidade demonstra processos de mudanças e permanências, especificidades e similaridades loco-regionais, onde no cenário socioespacial convivem o local e o global, porque há permanência da cultura alimentar do caboclo amazônico e um processo de mudança, ainda que tardio, em relação a outras partes do país, para uma alimentação mais industrializada, globalizada. Assim, a alimentação se inscreve, neste contexto, como um marcador que indica as macroestruturações políticas e as transformações sócioespaciais em Barcarena, mas, sobretudo, as adaptações desenvolvidas e as ressignificações da história de vida individual e coletiva.

Presidente - 1297303 - HILTON PEREIRA DA SILVA
Interno - 1258528 - MARILIA DE SOUZA ARAUJO
Externo à Instituição - ROSA CARMINA DE SENA COUTO
Notícia cadastrada em: 01/10/2018 08:38