Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO SOUZA BRABO

DISCENTE: BRUNO SOUZA BRABO
DATA: 07/03/2018
LOCAL: INSTITUTO DE CIENCIAS DA SAÚDE

Saúde Mental na Amazônia: Mortalidade por Suicídio e Cobertura dos Centros de Atenção Psicossocial no estado do Pará: 2006-2015

Suicídio; Prevenção; Centro de Atenção Psicossocial

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

Com o objetivo de identificar características do suicídio no estado do Pará, bem como estudar a correlação dos casos com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dados obtidos do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram utilizados para cálculo das taxas de suicídio e de cobertura de CAPS entre os anos de 2006 a 2015. Observou-se que o suicídio ocorre em uma relação 4:1 entre os sexos masculino e feminino, um terço das mortes concentra-se na faixa etária de adultos jovens, dos 20 aos 29 anos, a maioria é de raça/cor parda e de estado civil solteiro. O enforcamento foi o método de suicídio mais utilizado (65%) em ambos os sexos, seguido por disparo de arma de fogo (16,7%) entre os homens e intoxicação exógena (24,3%) entre as mulheres. As taxas de suicídio do estado como um todo tiveram aumento de 44%, saindo de 2,25 (óbitos/100 mil hab) em 2006 para 3,24 (óbitos/100 mil hab) em 2015, mais que o dobro do aumento nacional no mesmo período. Fato que ocorreu apesar da significativa melhora da cobertura de CAPS no estado, que era de 0,48 (CAPS/100 mil hab) em 2006, considerado de nível regular/baixo e passou a ser de 1,06 (CAPS/100 mil hab) em 2015, melhor nível de cobertura segundo critérios do Ministério da Saúde (MS). A distribuição cartográfica, entretanto, revelou que o fenômeno não é homogêneo dentro do estado. Alguns municípios apresentaram crescimento ou mantiveram altas taxas de suicídio apesar da melhoria na cobertura de CAPS; outros, apresentaram redução na taxa de suicídio com a melhora da cobertura de CAPS; e alguns, mesmo com altas taxas de morte por suicídio não receberam nenhum investimento no que diz respeito a cobertura de CAPS durante o período estudado. Por isso, não se pode generalizar a afirmação de que as taxas de suicídio no estado do Pará cresceram mesmo com a significativa melhora na cobertura dos serviços de atenção à saúde mental, uma vez que o fenômeno se deu de forma diferente entre os municípios paraenses.

Externo à Instituição - BENEDITO PAULO BEZERRA
Interno - 1508844 - MARCOS VALERIO SANTOS DA SILVA
Presidente - 1796306 - PEDRO PAULO FREIRE PIANI
Notícia cadastrada em: 06/03/2018 17:18