Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: AMUJACY TAVARES VILHENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMUJACY TAVARES VILHENA
DATA: 28/04/2022
HORA: 10:00
LOCAL: ICS
TÍTULO:

Avaliação do índice de mortalidade dentária em adultos das comunidades tradicionais Quilombolas de África e Laranjituba (Pará)


PALAVRAS-CHAVES:

Saúde bucal, Mortalidade dentária, Quilombolas, Saúde da População Negra


PÁGINAS: 47
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO:

As comunidades remanescentes de quilombos são grupos sociais cuja identidade social e histórica os distingue do restante da sociedade. Essa identidade é a base para sua forma de organização, de sua relação com os demais grupos e de sua ação política. A maneira pela qual os grupos sociais definem a própria identidade é resultado de uma soma de fatores, escolhidos por eles mesmos: uma ancestralidade comum, formas de organização política e social, elementos linguísticos e religiosos. O objetivo deste trabalho é realizar uma pesquisa odontológica para avaliar o índice de mortalidade dentária da população adulta nas comunidades quilombolas de África e Laranjituba do estado do Pará. A metodologia adotada nesta pesquisa será um estudo analítico e transversal de base populacional, os procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa possuem caráter quantitativo, com a utilização de dados primários e secundários. Os dados primários serão coletados por meio de trabalho de campo, aplicação de questionários e exames orais identificando os principais agravos e vulnerabilidades socioeconômicas. Ressalta-se que a saúde bucal exerce um papel precípuo sobre a saúde geral e qualidade de vida das pessoas. O comprometimento das condições bucais pode afetar o nível nutricional, o bem-estar físico e mental, bem como interferir negativamente na vida social das pessoas. Diante deste cenário surge a necessidade de evidenciar os problemas de agravos à saúde bucal, que tem como desfecho a mortalidade dentária na população adulta das comunidades quilombolas de África e Laranjituba e reconhecer essas fragilidades para possibilitar adoção de políticas públicas que contemplem o direito à saúde em sua integralidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1297303 - HILTON PEREIRA DA SILVA
Interno - 1615573 - LILIANE SILVA DO NASCIMENTO
Interno - 207.220.952-87 - NELSON VEIGA GONCALVES - ENSP
Externo à Instituição - MÁRCIA PEREIRA ALVES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 26/04/2022 15:31
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2