Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAINA FIGUEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAINA FIGUEIRA DA SILVA
DATA: 21/12/2018
HORA: 09:00
LOCAL: ICB
TÍTULO:

ANÁLISE DA ATIVIDADE DE 12 ENZIMAS EM AMOSTRAS DE SANGUE IMPREGNADO EM PAPEL FILTRO PARA A INVESTIGAÇÃO DE DOENÇAS LISOSSOMAIS DE DEPÓSITO.


PALAVRAS-CHAVES:

Doenças Lisossômicas, Atividade enzimática, Sangue impregnado em papel filtro.


PÁGINAS: 31
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Bioquímica
RESUMO:

Introdução: As Doenças Lisossomais de Depósito (DLD) representam um grupo de pelo menos 50 genéticas distintas, cada uma delas resultante de deficiência de uma atividade proteica particular, sendo que, este número aumenta à medida que novas doenças são caracterizadas do ponto de vista genético e bioquímico. Neste sentido, as amostras de sangue impregnado em papel filtro (SIPF) vêm sendo utilizadas como forma de triagem de novos pacientes com suspeita de DLD, por isso a importância da validação destas técnicas. Objetivo: Implantação de protocolo para investigação de DLD baseado na técnica de dosagem enzimática em amostras de sangue impregnado em papel filtro (SIPF). Materiais e métodos: Serão coletadas amostras de sangue total para a obtenção de SIPF. O grupo controle será constituído de amostras de 30 indivíduos saudáveis (18 a 50 anos), de ambos os sexos e 30 amostras de recém-nascidos, além de amostras previamente selecionadas de indivíduos com diagnóstico realizado no LEIM/UFPA para patologias referentes a algumas enzimas presentes no estudo. Para a análise das enzimas será utilizado o método descrito por Civallero, et al., (2006).


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2568062 - BARBARELLA DE MATOS MACCHI
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO DE MELO AMARAL
Presidente - 1226495 - LUIZ CARLOS SANTANA DA SILVA
Interno - 1513331 - VANESSA JOIA DE MELLO
Notícia cadastrada em: 13/12/2018 15:19
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2