Banca de DEFESA: RENILDO DE SENA PINTO

DISCENTE: RENILDO DE SENA PINTO
DATA: 27/02/2015
LOCAL: UFPA - Belém

Educação Indígena Kayapó: O Caso da Aldeia Tekrejarôti-Re, no TI Las Casas, Sul do Estado do Pará.

Currículo Escolar. Educação Indígena. Etnociência. Mẽbêngôkre-Kayapó. Meio Ambiente.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A Educação Escolar Indígena passou por grandes transformações no que se refere a legislação e tratados formais. Porém, na prática encontram-se ainda bem distantes da realidade de alguns povos indígenas. Assim, esta pesquisa apresentar uma reflexão do distanciamento da Educação Indígena na sua forma legal e a realidade em uma comunidade indígena Mẽbêngôkre-Kayapó - a Aldeia Tekrejarôti-Re, no Território Indígena Las Casas, no Sul do Estado do Pará. A metodologia do trabalho é de natureza exploratória e descritiva com abordagem quanti-qualitativa. O que possibilitou numa visita in loco, da constatação abismal da realidade da educação indígena no Brasil, e mais especificamente dos povos indígenas Mẽbêngôkre-Kayapó no Estado do Pará, sem a pretensão de elencar culpados pelo descaso, o presente trabalho aponta anseios da comunidade no sentido de reescrever o currículo escolar e preservar os saberes populares, costumes, crenças, festas, sua etnociência em harmonia ao meio ambiente e ainda, conciliar ao saber científico ensinado em ambientes escolares da sociedade envolvente. Caracterizando-se como uma oportunidade de continuidade e ampliação desta pesquisa, culminando em produções didático-pedagógicas de apoio à Escola da Aldeia. Conclui-se que o ensino desenvolvido na Aldeia Tekrejarôti-Re, os materiais didáticos-pedagógicos, o calendário escolar, e a metodologia utilizada, se assemelha à educação da zona urbana na sua mais pior condição de aprendizagem, o que indica claramente como um desrespeito aos tratados internacionais e toda legislação brasileira voltada aos direitos dos povos indígenas.

Interno - 2278489 - CLAUDIO NAHUM ALVES
Presidente - 2153060 - LUCIDIA FONSECA SANTIAGO
Interno - 326212 - REGINA CELI SARKIS MULLER
Notícia cadastrada em: 27/02/2015 08:30