Notícias

Banca de DEFESA: MARIA JOSILENE FONTINELLE ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSILENE FONTINELLE ROCHA
DATA: 26/02/2015
HORA: 09:00
LOCAL: PAVILHÃO BASICO- SALA 0B-03 - UFPA - BELÉM
TÍTULO:

A ESCOLA SOBE O MORRO: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL PARA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO AMBIENTAL LOCAL.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental, preservação local, Morro Serrinha.


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carlos Ribeiro, no município de Redenção – PA, no período de Fevereiro a Outubro de 2014, participaram da pesquisa, 32 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa teve enfoque qualitativo, e objetivou construir com os alunos noções básicas de meio ambiente, a problemática da preservação do morro, entre outros pontos pertinentes à área ambiental, de forma simples e prática, fazendo com que os conteúdos passados fossem assimilados de forma significativa, buscando principalmente o contexto local para se entender o regional e o global, assim tentando construir novos multiplicadores de ações favoráveis à Educação Ambiental (EA). Durante o trabalho foram desenvolvidas práticas pedagógicas com vistas à preservação do patrimônio ambiental local com  a participação ativa dos alunos nesse processo a fim de  contribuir para a formação de cidadãos multiplicadores de ações favoráveis a EA, buscando-se uma melhoria na qualidade de vida da comunidade. O trabalho enfocou questões relativas à preservação do Morro da Serrinha, aonde foram desenvolvidas diversas práticas, tais como, pesquisa de campo, palestras, trilhas interpretativas, visitas no bairro, artes em tela e elaboração de um gibi educativo discutindo a preservação ambiental, tendo o Morro do Serrinha como enfoque principal.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 327408 - LOURIVALDO DA SILVA SANTOS
Presidente - 2153060 - LUCIDIA FONSECA SANTIAGO
Interno - 326212 - REGINA CELI SARKIS MULLER
Notícia cadastrada em: 20/02/2015 09:16
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1