Notícias

Banca de DEFESA: CARLOS ANTÔNIO NEVES FARIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ANTÔNIO NEVES FARIAS
DATA: 23/09/2020
HORA: 17:30
LOCAL: Video conferencia
TÍTULO:

"LOGÍSTICA REVERSA E ANÁLISE DESCRITIVA DO DESCARTE DE MEDICAMENTOS VENCIDOS, COM FOCO NO BAIRRO DO CAPUAVA, REDENÇÃO-PA".


PALAVRAS-CHAVES:

 Descarte de Medicamentos; Educação Ambiental; Logística Reversa.


PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

O estudo realizado aborda a problemática que envolve o descarte de resíduos de medicamentos e a realização da logística reversa. Os dados foram recolhidos junto à população do bairro do Capuava e proprietários de drogarias ou Farmácias da cidade de Redenção-Pa, utilizou-se a pesquisa qualitativa e exploratória, envolvendo levantamento bibliográfico e entrevistas, posteriormente analisados com o auxilio da estatística nos software Bioestat e Minitab. Observou-se o nível de conhecimento em relação á legislação vigente do descarte desses resíduos para o ambiente e sua possível reutilização nos centros acadêmicos da cidade. Apesar de haver um significativo conhecimento sobre o assunto por parte dos donos de drogarias, percebe-se há necessidade de trabalhar a conscientização dos mesmos, assim como da população que não reconhece os riscos ambientais decorrentes do descarte incorreto dos medicamentos, havendo a necessidade de envolver boas praticas nos discentes de forma a promover a integralidade, articulação, dialogo, sobre a problemática na formação dos futuros profissionais para que os mesmos possam ter instrumentos e enfrenta-la, com responsabilidade e comprometimento socioambiental. Para tanto decorre à necessidade de campanhas que possam orientar e divulgar os riscos que envolvem o descarte inadequado desses medicamentos e assim venha estimular a população a descartar os medicamentos de forma correta.   

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIELLE DAS NEVES BESPALHOK
Presidente - 1662562 - JERONIMO LAMEIRA SILVA
Externo à Instituição - RENATO HILTON DA SILVA REIS
Notícia cadastrada em: 08/09/2020 17:46
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1