Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CASSIA CHRISTINA DA SILVA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CASSIA CHRISTINA DA SILVA ROCHA
DATA: 15/12/2014
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório do ICEN
TÍTULO:

Poluentes Orgânicos Persistentes (POP´s) em Sedimentos do Rio Pará e Afluentes da Margem Direita (Rios São Francisco, Murucupi e Arienga, Igarapés Curuperê e Dendê), Cidade de Barcarena, Estado do Pará.


PALAVRAS-CHAVES:

POP´s; bifenilas policloradas, pesticidas organoclorados, sedimentos, Barcarena.


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

As bifenilas policloradas (PCB's) e os pesticidas organoclorados formam o grupo de poluentes orgânicos persistentes (POP's). Neste estudo foi avaliado o acúmulo dos POP's nos sedimentos de fundos nos rios e igarapés localizados próximo ao complexo portuário e industrial do município de Barcarena, Estado do Pará. Foram realizadas 4 amostragens no período de 2 anos, totalizando a coleta de 44 amostras em seis 6 drenagens da região. Para quantificação de POP's foi desenvolvido método a partir da extração assistida por micro-ondas (MSAE), determinação por CG-ECD e confirmação por CG-MS. Para controle de qualidade foram avaliados critérios de exatidão, precisão, recuperação, limite de detecção, limite de quantificação e linearidade. Complementarmente foram determinados os teores de matéria orgânica (MO). Foram detectados nos sedimentos resíduos de Aroclor 1232, Aroclor 1221 e Aroclor 1248, pertencentes ao grupo dos PCB´s, e pp'-DDT, pp'-DDE, pp'-DDD, op'-DDE, aldrin, lindano e heptacloro époxido, pertencentes ao grupo dos organoclorados. Em 17% das amostras pelo menos um dos POP's foi detectado. Os POPs mais freqüentemente encontrados foram pp'-DDE, lindano, pp'-DDT, Aroclor 1232, op'-DDE, pp'-DDD, heptacloro époxido, aldrin, Aroclor 1221 e Aroclor 1248. Esses resultados demonstram que para estas drenagens está ocorrendo o acúmulo de POP´s nos sedimentos de fundo. Este acúmulo de POP´s é um forte indicativo de degradação ambiental da região.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2278490 - DAVI DO SOCORRO BARROS BRASIL
Presidente - 301.091.322-20 - MARCELO DE OLIVEIRA LIMA - IEC
Externo à Instituição - ROBSON DA SILVA GURJAO
Notícia cadastrada em: 10/12/2014 15:04
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2