Notícias

Banca de DEFESA: KOLLYANE STPANIE FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KOLLYANE STPANIE FERREIRA
DATA: 25/05/2020
HORA: 10:30
LOCAL: Secretaria do PPGCMA
TÍTULO:


"AVALIAÇÃO DO GERENCIAMENTO DO GERENCIAMENTO E DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DO MUNÍCIPIO DE REDENÇÃO-PA: ADAPTADO AO MÉTODO GAIA".


PALAVRAS-CHAVES:

Gerenciamento de resíduos; resíduos de serviço de saúde;enfermagem, plano de gerenciamento de serviços de saúde.


PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

O Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde é voltado a normatizar ações organizadoras de medidas para o tratamento e destinação final dosresíduos, evitando impactos negativos ao meio ambiente, a minimizar os riscos ocupacionais e a incentivar sustentabilidade. Objetivo: Descrever o gerenciamento edestinação de resíduos de saúde (RSS) em 12 Unidades Básicas no município de Redenção-PA e propor através do método GAIA- Gerenciamento dos Aspectos e Impactos Ambientais um modelo sustentável para elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde. Metodologia: Estudo observacional, documental, qualitativo e descritivo do município de Redenção-PA apartir de dados sobre o gerenciamento e destinação final do RSS; o Plano deGerenciamento de Residuos dos Serviços de Saúde das 12 unidades Básicas deSaúde; Relatório da Empresa tercerizada prestadora de serviço em coleta de resíduosdesses estabelecimentos. Resultados e discussão: Observamos a não aplicação de um PGRSS nas Unidades Básicas de Saúde, por fim, a ferramenta GAIA foi introduzida ao PGRSS em material didático para roteiro dos responsáveis técnicos. Considerações finais: Proposta de conscientização e sensibilização e capacitação dos profissionais a partir da ferramenta GAIA, para operacionalizar o Plano de gerenciamento de resíduos de serviçosde saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CLÁUDIA GONÇALVES
Presidente - 071.100.732-20 - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA - UNIFESP
Externo à Instituição - RENATO ARAUJO DA COSTA
Externo à Instituição - RENATO HILTON DA SILVA REIS
Notícia cadastrada em: 22/05/2020 10:08
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2