Notícias

Banca de DEFESA: PATRÍCIA MARIA LIMA SILVA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRÍCIA MARIA LIMA SILVA DE SOUSA
DATA: 15/05/2020
HORA: 10:00
LOCAL: SECRETARIA PPGCMA
TÍTULO:

"SAÚDE AMBIENTAL, ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA, EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE SITUACIONAL E A POSSIBILIDADE DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS AMBIENTAIS EM REDENÇÃO-PA".


PALAVRAS-CHAVES:

Doenças. Prevenção. Saúde Ambiental.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A cidade de Redenção-PA é considerada um município polo na região Araguaia, por ser o segundo maior vinculado ao 12º Centro Regional de Saúde, o município além de atender a sua demanda na assistência à saúde, também recebe muitos pacientes dos outros 14 municípios da região. Redenção-PA conta com doze Unidades Básicas de Saúde com Estratégia Saúde da Família, implantadas e seis delas formaram o campo de pesquisa deste trabalho. A falta de preocupação da população referente às questões ambientais que ocasionam doenças e a falta de conhecimento das suas possibilidades de enfrentamento dessas doenças caracterizadas como ambientais oportunizam este trabalho. A pesquisa veio elencar as cinco doenças ambientais e preveníveis de maior ocorrência nas Estratégias Saúde da Família, onde foi possível identificar os impactos ambientais que as ocasionam. As equipes responderam um questionário de identificação dessas doenças e suas causas específicas. A pesquisa foi de cunho qualiquantitativa, com tratamento estatístico dos resultados coletados. O produto resultante desta pesquisa é a elaboração de um Plano de Ações Preventivas o qual foi apresentado tanto a Secretaria de Saúde como a de Meio Ambiente. O Plano tem como objetivo, a prevenção das doenças de maior ocorrência e a promoção da saúde da população, o Plano ainda oportuniza uma sensibilização da população quanto à preservação do meio ambiente. As ações para o desenvolvimento da pesquisa aconteceram por meio de encontros com rodas de conversas, aplicação do questionário, dinâmicas de grupo e elaboração do Plano de Ação. A pesquisa traz às equipes das Estratégias Saúde da Família, uma aproximação com a sua comunidade, é possível também a interação entre os membros da própria equipe na busca em combater as doenças prevalentes, uma vez que não havia uma consciência em preveni-las.    


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2278490 - DAVI DO SOCORRO BARROS BRASIL
Externo à Instituição - FLAVIA NUNES COSTA
Externo à Instituição - RENATO ARAUJO DA COSTA
Notícia cadastrada em: 15/05/2020 09:28
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2