Banca de DEFESA: RAFAELA OLIVEIRA PINHEIRO

DISCENTE: RAFAELA OLIVEIRA PINHEIRO
DATA: 09/03/2020
LOCAL: AUDITÓRIO PAUL LE COINTE

"A OBTENÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS (TANINOS) DO CAROÇO DE AÇAÍ POR PRENSAGEM E O SEU USO COMO PRECIPITANTE DE ÍONS METÁLICOS DE CROMO EM SOLUÇÃO”

açaí; taninos; prensagem; compostos fenólicos; precipitação; Cromo.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A contaminação da água por metais pesados e compostos orgânicos tem se tornado um problema grave para o meio ambiente. O Cromo hexavalente é um metal pesado, altamente tóxico e carcinogênico para os seres vivos. A tecnologia mais atual comumente usada para o tratamento de metais pesados nos efluentes é a precipitação química. O açaí tem sido considerado uma espécie frutífera de grande importância, sendo que as suas sementes possuem elevados teores de fibra e lignina, aliados a presença de taninos, este composto tem sido usado no tratamento de águas contaminadas. Este trabalho propõe realizar a extração por prensagem de taninos presentes no caroço de açaí visando avaliar no extrato obtido o rendimento, a quantidade de polifenóis totais, a quantidade de taninos, a capacidade antioxidante e teor de antocianinas, a caracterização por MEV/EDS e FTIR, também avaliar o uso do extrato como precipitante de íons metálicos de Cromo em solução sintética de laboratório. Para o processo de extração foi usado uma prensa hidráulica, um método inédito para a extração de taninos, e para a secagem do extrato foi usado o liofilizador. Para a quantificação de polifenóis totais e taninos foi utilizado o método de Folin-Ciocalteau, utilizando o ácido tânico como padrão de referência, para a atividade antioxidante se utilizou o método do radical DPPH, para o teor de antocianinas foi usado o método de Fuleki e Francis. Para avaliar o processo de remoção de Cromo foi feito um planejamento fatorial experimental Box-Behnken, com o objetivo de determinar quais as variáveis (carga, tempo e PH) poderiam influenciar no processo de remoção de Cromo em solução. Para a extração de taninos do caroço de açaí por prensagem foi encontrado um rendimento de 15%, sendo considerado um excelente rendimento, pois não há a adição de água no processo. Para a Liofilização obteve-se um rendimento de 25% de extrato seco bruto. Para o teor de fenólicos totais e taninos presentes no extrato encontrou-se um rendimento de 88% de taninos. Para a capacidade antioxidante presente no extrato encontrou-se um potencial de inibição de 55%, demonstrando que o extrato apresenta uma considerável capacidade antioxidante. Para a análise do teor de Antocianinas presentes no extrato o resultado médio encontrado foi de 18,53 mg de antocianinas/100 g de amostra, considerado um teor significativo em se tratando de um resíduo. A análise de RMN 1H no extrato prensado e liofilizado do caroço de açaí indicou a presença de substâncias pertencentes à classe dos ácidos graxos, ésteres alquílicos, hidrocarbonetos e compostos fenólicos. Na análise de FTIR no extrato observou a presença de bandas de grupos hidroxilas, carbonílicos e bandas presentes em fenóis. Na análise de MEV/EDS do extrato mostrou se tratar de um material poroso e heterogêneo apresentando elementos como Oxigênio e Potássio, no sólido precipitado após o processo de remoção evidenciou a presença também de Oxigênio, Potássio e, principalmente de Cromo. Para o resultado da análise do processo de remoção de cromo, verificou-se que a variável PH da solução exerceu maior influência no processo, onde as amostras com o PH entre 2,0 e 3,0 apresentaram os maiores percentuais de remoção. Analisou-se que ao se elevar o PH da solução, o percentual de remoção tende a diminuir, sofrendo um decréscimo em média de 29%, considerou-se que as condições que favorecem no resultado positivo são a carga=0,01g; tempo=480 min. E PH=2,0.

Presidente - 2278490 - DAVI DO SOCORRO BARROS BRASIL
Externo à Instituição - ELZA BRANDAO SANTANA
Interno - 071.100.732-20 - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 03/03/2020 15:05