Notícias

Banca de DEFESA: SELMA CRISTINA TEIXEIRA PANTOJA ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SELMA CRISTINA TEIXEIRA PANTOJA ALVES
DATA: 12/09/2014
HORA: 12:00
LOCAL: Auditório do Laboratório de Engenharia Química - UFPA
TÍTULO: IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS GERADOS AOS PESCADORES DA COMUNIDADE RIBEIRINHA DE VILA CAMETÁ PELA CONSTRUÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA DE TUCURUÍ-PA.
PALAVRAS-CHAVES: Impactos socioambientais, UHE de Tucuruí, Vila Cametá.
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: A criação da Usina Hidrelétrica de Tucuruí implicou em diversas alterações tanto nomeio ambiente quanto no aspecto socioeconômico, que refletem até os dias de hoje. Como exemplo, o Município de Cametá que fica localizado a jusante da barragem de Tucuruí-PA, foi parcialmente inundado formando um vilarejo posteriormente nomeado de vila Cametá. Este fato prejudicou a atividade da pesca artesanal e toda a vida socioeconômica e cultural da comunidade, associado ao agravante da poluição ambiental ocasionada pelos próprios habitantes do povoado, que são carentes inclusive de instrução acerca da importância dos recursos hídricos. Neste sentido, utilizando-se do modelo de ações sistemáticas através de: técnica de entrevistas semiestruturadas, reunião de pesquisa em Tucuruí-PA, visita técnica no reservatório hidrelétrico, bem como propor formulação de um programa de desenvolvimento de parques piscícolas. Os resultados mostraram que as tarefas realizadas ajudarão à comunidade oferecendo suporte a outros trabalhos futuros e nova perspectiva.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2278490 - DAVI DO SOCORRO BARROS BRASIL
Externo à Instituição - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA
Interno - 327408 - LOURIVALDO DA SILVA SANTOS
Notícia cadastrada em: 10/09/2014 09:13
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - | Copyright © 2006-2022 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1