Banca de DEFESA: MARIA IVETE RISSINO PRESTES

DISCENTE: MARIA IVETE RISSINO PRESTES
DATA: 29/05/2019
LOCAL: Laboratório de Física Ensino

" GESTÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA: UM DESAFIO PARA OS GESTORES DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS  EXATAS E NATURAIS DA UFPA".

Gestão Participativa, Administração Pública, Educação Ambiental, Sustentabilidade.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A crise socioambiental enfrentada pela sociedade moderna aponta para a necessidade permanente de se pensar alternativas para o desenvolvimento da vida em sociedade. A gestão participativa tem se apresentado como alternativa na área da administração pública, na qual participação dos servidores na produção do bem comum é uma prerrogativa dos processos de participação deliberativa. A pesquisa busca compreender a concepção de gestão participativa no contexto universitário, a fim de investigar a real participação dos servidores técnicos administrativos e gestores na tomada das decisões no ambiente educacional, além de abordara aplicabilidade do processo de educação ambiental e a gestão participativa dentro do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará. A discussão problematizou a educação ambiental em novas bases teórico-metodológicas, como instrumento de mediação de conflitos no processo participativo, tendo as unidades administrativas e acadêmicas como espaços para tal mediação. Foi elaborado um questionário com 28 questões abertas e fechadas, com base a Instrução Normativa 10/2012. Responderam a pesquisa os servidores técnicos administrativos em educação e os docentes gestores, todos exercendo suas atividades no Instituto de Ciência Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará. Utilizou-se o questionário como instrumento de coleta e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados serviram para traçar um perfil metodológico e a divulgação das estratégias e atividades de educação ambiental no processo de gestão ambiental participativa adotada no ICEN/UFPA. A análise dos dados indicou que a ideia de usar a educação ambiental como uma ferramenta de interdisciplinaridade aliada à prática participativa, operacionalizou a priori aspectos da abordagem teórica da gestão de recursos humanos no ICEN/UFPA.

Presidente - 071.100.732-20 - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA - USP
Externo à Instituição - HOMERO VILAR CORREA
Externo à Instituição - RENATO ARAUJO DA COSTA
Notícia cadastrada em: 29/05/2019 10:34