Banca de QUALIFICAÇÃO: JORGE ANTONIO MACHADO BARBOSA

DISCENTE: JORGE ANTONIO MACHADO BARBOSA
DATA: 12/04/2019
LOCAL: FESAR

"ASSOCIAÇÃO ENTRE ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS E DESMATAMENTO NO ESTADO DO PARÁ NO PERÍODO DE 2013 À 2017."

animais peçonhentos, desmatamento, urbanização

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A intervenção do homem nos recursos naturais e sua presença nas cidades através do processo de urbanização afetam de maneira negativa nas relações homem, saúde e meio ambiente. A organização deste novo ambiente com a presença de indivíduos e suas comunidades no ambiente urbano culminou com o elevado número de acidentes envolvendo serpentes no estado do Pará. O objetivo principal deste trabalho será relacionar a incidência de acidentes por animais peçonhentos e desmatamento no estado do Pará no período de 2013 à 2017. Será realizado um estudo observacional, transversal e populacional de casos.  Os dados serão coletados da base de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), disponibilizada pelo Ministério da Saúde (www.datasus.gov.br) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) por meio do Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia (PRODES) (www.inpe.gov.br). Espera-se encontrar associação positiva entre as duas variáveis.

Externo à Instituição - JOSE DE ARIMATEIA RODRIGUES DO REGO
Externo à Instituição - LUANA ARAUJO SABINO
Presidente - 301.091.322-20 - MARCELO DE OLIVEIRA LIMA - IEC
Externo à Instituição - VILMAR RODRIGUES DE SOUSA JUNIOR