Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYMARA MARTINS DE SOUSA CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYMARA MARTINS DE SOUSA CARVALHO
DATA: 12/04/2019
HORA: 17:00
LOCAL: FESAR
TÍTULO:

"EDUCAÇÃO AMBIENTAL E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA LITERÁRIA DOS ALUNOS DA 1° SÉRIE, DO ENSINO MÉDIO, DE REDENÇÃO- PA".


PALAVRAS-CHAVES:

Textos literários. Percepção ambiental. Mapas mentais. Alunos.


PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A preocupação com o meio ambiente pode ser percebida por meio da Literatura ao logo dos séculos, uma vez que a ficção procura levar ao aluno as mudanças de caracterização da natureza. Isso ocorreu principalmente nos anos que se antecedem e sucedem à Revolução Industrial, mais especificadamente entre os séculos XVIII e XX. Vale ressaltar que os conteúdos tradicionais da Literatura são incorporados, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (2002), em uma perspectiva maior na disciplina de Língua Portuguesa: a linguagem. Nesse âmbito, só se pode compreender significativamente as informações literárias que tiverem relação com o espaço dialógico; ou seja, em que os próprios alunos (locutores) se comuniquem com o que está no seu entorno. A presente pesquisa foi desenvolvida em uma Escola de Ensino Médio, em Redenção-PA, na 1ª série e com alunos entre 14 e 16 anos. Cujo objetivo consistiu em mensurar a percepção ambiental – por meio da conscientização das ações praticadas pelo homem sobre a natureza – frente à abordagem significativa, não mecânica, lúdica e literária dos autores brasileiros Cláudio Manoel da Costa (Arcadismo, século XVIII) e Graciliano Ramos (Modernismo, século XX). Para isso, está sendo utilizado o método quantitativo, pois busca-se descrever os elementos expostos nos mapas mentais – gênero utilizado para gerar, visualizar, estruturar e classificar ideias – construídos pelos próprios alunos, a partir da leitura dos textos literários, com desenhos/contornos e pinturas. A coleta de dados ocorreu por meio das técnicas da pesquisa-ação que, além dos textos literários, empregou-se dois questionários sobre práticas diárias de comportamento ambiental dentro e fora da escola. A análise dos mapas mentais será norteada pela adaptação da metodologia do teste projetiva HTP. A pesquisa aqui apresentada está em processo de construção, logo, não há dados analisados ainda. Porém, os resultados serão analisados estatisticamente e discutidos em pormenores, uma vez que se almeja a construção do livro paradidático lúdico que comprovará a eficiência da percepção ambiental dos alunos frente à Literatura árcade e moderna brasileira.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2278490 - DAVI DO SOCORRO BARROS BRASIL
Externo à Instituição - FÁBIA MARIA DE SOUZA
Externo à Instituição - HELIO RAYMUNDO FERREIRA FILHO
Notícia cadastrada em: 09/04/2019 15:32
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1