Banca de QUALIFICAÇÃO: HELIO LOIOLA DOS SANTOS JUNIOR

DISCENTE: HELIO LOIOLA DOS SANTOS JUNIOR
DATA: 12/12/2018
LOCAL: Instituto de Ciências Biológicas -ICB - UFPa

"UMA ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ-PA".

Educação ambiental. Desenvolvimento sustentável. Engenharia civil.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Este estudo teve por objetivo promover a compreensão do processo de execução da Educação Ambiental (AE) no curso de Engenharia civil da Universidade Federal do Pará - Campus de Tucuruí, visando analisar e refletir a pertinência curricular com a legislação vigente, a interação entre teoria e prática no contexto acadêmico da EA, bem como a forma de como se dá o processo didático e metodológico referente à AE no referido curso. Para este fim, utilizou- se de uma pesquisa de campo complementado pelo estudo de caso, além de consulta bibliográfica e documental promovendo assim uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa e quantitativa. Com os resultados da pesquisa foi possível constatar que o currículo do curso atende de modo parcial as diretrizes da legislação vigente que abordam a políticas e diretrizes da educação ambiental, pois apesar de abordar os objetivos e referenciais enfatizado por essas diretrizes, enfatiza de modo superficial a questão da Inter e transdisciplinaridade que são consideradas essências dentro de uma área considerada transversal; No que diz respeito interação entre teoria e prática há uma longa distância entre o que se enfatiza nos documentos oficiais como: Projeto pedagógico do curso - PPC e Plano de desenvolvimento da instituição - PDI e o que se realiza de fato sobre tudo referente as práticas de sustentabilidade que são consideradas mínimas no contexto institucional, e quanto a prática docente, esta constatada em sua maioria como tradicionalista e desestimulante, carente de melhoramentos didáticos e metodológicos, como foi apontado pela maioria dos pesquisados, enquanto que o PPC do curso e o Regulamento da graduação apontam para um prática docente progressista: dinâmica e inovadora. Com esta pesquisa concluiu-se que o processo de execução da AE é complexo e que envolve uma série de fatores como: currículo consistente, professores bem preparados e consistência entre teoria e prática, que devem funcionar em harmonia para que possa de fato alcançar seus objetivos e cumprir de fato sua finalidade, em prol do desenvolvimento sustentável.

Externo ao Programa - 1268476 - JOSE ROGERIO DE ARAUJO SILVA
Presidente - 2025599 - RICARDO JORGE AMORIM DE DEUS
Externo à Instituição - SIMONNY DO CARMO SIMÕES ROLO DE DEUS
Notícia cadastrada em: 12/12/2018 09:42