Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO SANTHIAGO VIEIRA ALVES

DISCENTE: DIEGO SANTHIAGO VIEIRA ALVES
DATA: 06/12/2018
LOCAL: FIC

"DESCARTE DE FÁRMACOS VENCIDOS OU INAPROPRIADOS PARA UTILIZAÇÃO: ESTUDO EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE CONCEIÇÃO O ARAGUAIA - PA".

Fármacos. Vencidos. Impedimentos. Hospital.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Descarte de fármacos vencidos ou inapropriados para utilização: estudo em um hospital público de Conceição do Araguaia - PA. Projeto de Pesquisa para o Programa de pós-graduação em Ciências e Meio ambiente, da Universidade Federal do Pará 2018, Campus de Redenção - PA. RESUMO: O Projeto de Pesquisa que se apresenta objetiva analisar a geração e a disposição final de resíduos de fármacos em um hospital público de Conceição do Araguaia - PA e explicar os reflexos ambientais que podem ser evidenciados quando os resíduos de substâncias químicas são descartados juntamente com os resíduos sólidos comuns sem seleção prévia para destinação específica, em conformidade com as normas jurídicas brasileiras que regem a matéria. No Brasil, os apelos pelos cuidados para com o meio ambiente têm suscitado a criação de leis e normas para regular o gerenciamento de resíduos de saúde, prova disso é que a ANVISA empreende um papel regulador e fiscalizador por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 306, de 7 de dezembro de 2004 que prevê o gerenciamento de resíduos de saúde, envolvendo as fases de condicionamento, transporte e destino final. Não obstante às sanções legais, a inexistência de coleta seletiva de substâncias químicas, sobretudo por parte de hospitais é uma prática que não deveria mais ocorrer pelos efeitos nocivos que a referida conduta promove para a vida das pessoas e para o meio ambiente, contribuindo inclusive para a disseminação e resistência de super bactérias devido à infiltração da superfície sólida do solo e do contato com os lençóis freáticos. Em seus aspectos metodológicos para o desenvolvimento do texto dissertativo, pretende-se desenvolver uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa e quantitativa em um hospital público localizado em Conceição do Araguaia-PA para conhecer o gerenciamento dos resíduos sólidos hospitalares, especificamente fármacos fora do prazo de validade e/ou com outros impedimentos para serem administrados em pacientes internados para tratamento clínico, cirúrgico ou àqueles em fase terminal submetidos a tratamentos paliativos. Os dados serão coletados a partir de informações por parte do responsável pelo hospital e por documentações, relatórios e planilhas disponibilizados por estes e que tratem sobre o descarte das substâncias químicas. A pesquisa obedecerá aos padrões éticos por envolver seres humanos, por isso, os funcionários do serviço médico (universo da pesquisa) assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Pretende-se realizar a pesquisa no mês de agosto de 2019 e referentes ao período de 2013 a 2017, recorte temporal que será adotado pela pesquisa. A partir dos resultados obtidos será desenvolvida uma cartilha que apresente solução e/ou adequações para o descarte de substâncias químicas pelo referido serviço médico, dependendo da forma como ocorre o descarte, atualmente, forma esta que deverá ser apresentada pelo serviço hospitalar.

Presidente - 2278489 - CLAUDIO NAHUM ALVES
Externo à Instituição - DANIELLE DAS NEVES BESPALHOK
Externo à Instituição - DIEGO PEREIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 02/12/2018 21:31