Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS VINÍCIOS FERREIRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS VINÍCIOS FERREIRA DOS SANTOS
DATA: 06/12/2018
HORA: 17:00
LOCAL: FIC
TÍTULO:

 "ANÁLISE DOS IMPACTOS ECONÔMICOS E AMBIENTAIS APÓS EXTINÇÃO DE COPOS DESCARTÁVEIS E IMPLANTAÇÃO DE MEDIDAS ALTERNATIVAS ECOLOGICAMENTE SUSTENTÁVEIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO ESTADO DO PARÁ". 


PALAVRAS-CHAVES:

 Impactos ambientais, impactos econômicos, extinção, copos descartáveis, sustentabilidade.


PÁGINAS: 18
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:


O lixo é um dos principais poluentes do meio ambiente, ele faz parte da história dos seres humanos sempre acompanhando ao longo do tempo. O Brasil contabilizou um aumento na produção de resíduos sólidos, que atingiu a marca de 79,9 milhões de toneladas. Dentre os principais resíduos sólidos observados na composição do lixo urbano brasileiro, os copos descartáveis ocupam posição de destaque. O estudo justifica-se devido aos inúmeros estudos publicados nacionalmente e internacionalmente relacionados à utilização em grandes proporções de copos descartáveis, resíduos sólidos que são, em muitos casos, mal gerenciados e acabam por poluir e desequilibrar o meio ambiente. Objetiva-se, com o presente estudo, destacar os impactos ambientais e econômicos envolvidos na extinção de corpos descartáveis utilizados por acadêmicos e colaboradores de uma instituição de ensino superior e a implantação de medidas alternativas ecologicamente sustentáveis. Trata-se de uma pesquisa de campo exploratória descritiva de abordagem quantiqualitativa e será desenvolvida na Faculdade Integrada Carajás – FIC localizada na cidade de Redenção, no Sul do Estado do Pará. Como resultados esperados pretende-se a produção de uma dissertação com publicação dos resultados da pesquisa em Revista Científica Qualificada e confecção de um instrumento norteador sobre os impactos ambientais e econômicos que estão relacionados com a utilização inveterada de copos descartáveis por instituições de ensino. Espera-se também que as medidas alternativas e sustentáveis que serão apresentadas na instituição alvo desta pesquisa possam ser disseminadas por outras faculdades, a fim de ajudar no equilíbrio do meio ambiente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANA PAIVA CAMARGO SARAIVA
Interno - 2278489 - CLAUDIO NAHUM ALVES
Presidente - 2278490 - DAVI DO SOCORRO BARROS BRASIL
Notícia cadastrada em: 02/12/2018 19:25
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2