Banca de DEFESA: PEDRO IVAN DAS GRAÇAS PALHETA

DISCENTE: PEDRO IVAN DAS GRAÇAS PALHETA
DATA: 25/04/2018
LOCAL: ITEGAM

"CAPTAÇÃO,ARMAZENAMENTO E UTILIZAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIOMÉTRICAS COM O MÍNIMO DE INTERFERENCIA MANUAL: ESTUDO DE CASO EM UM INSTITUTO FEDERAL".

Água não potável; Uso em órgão público; Gestão Ambiental; Água e Energia

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A água pluviométrica é formada e depois precipitada das nuvens e, por isso, é de boa qualidade, excelente para variados usos, inclusive para beber, mas alguns cuidados devem ser tomados, principalmente em locais com muita poluição atmosférica e densamente povoados ou industrializados. É uma maneira eficiente de se obter grandes volumes usando a precipitação que cai sobre o telhado da edificação e direcionada para reservatórios para ulterior utilização. O Objetivo da dissertação é a de reduzir o consumo de água potável no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – Campus Manaus Distrito Industrial. Os materiais e os métodos utilizados são os necessários para coletar, reservar águas de chuva, tratar a água, usar bombas para recalque ao reservatório superior e distribuir para os pontos de consumo de modo automático e sem interferência manual no processo. Para alimentar eletricamente os sensores e atuadores do sistema de automação é feito uso de painéis fotovoltaicos usando geração off grid. O método será qualitativo e quantitativo. Quanto à natureza, será aplicada e quanto ao procedimento será um estudo de caso. No dimensionamento do reservatório usou-se técnica de Rippl e Andrade Neto com médias de precipitações mensais de 2005 a 2016, fornecido Instituto Nacional de Meteorologia (INMETRO) da Cidade de Manaus, mas comparados com os gráficos de precipitação acumuladas no período de 1931 a 1990. Os resultados preliminares tiveram como fruto, o projeto e execução das instalações hidráulicas embutidas nas paredes da edificação, instalação do reservatório elevado e reservatório cisternas que é do tipo enterrado. Também instalação do gerador fotovoltaico. A água que será acumulada será bombeada para um reservatório elevado e terá distribuição por gravidade para usos em descargas de banheiros e outros fins recomendados por normas brasileiras. Em todo o processo o sistema será automatizado e tem como barreira sanitária o descarte das primeiras águas. A retirada da  água  será por  tubulação  através de  bomba e  esta será alimentada eletricamente por energia solar. Incorporaram-se novos conceitos, materiais, técnicas construtivas, segurança sanitária, melhor aproveitamento, caracterizando bem uma tecnologia ecologicamente sustentável na região Amazônica.

Interno - 2278490 - DAVI DO SOCORRO BARROS BRASIL
Presidente - 148.723.232-20 - JANDECY CABRAL LEITE - ITEGAM
Externo à Instituição - TIRSO LORENZO REYES CARVAJAL
Notícia cadastrada em: 25/04/2018 10:24