Notícias

Banca de DEFESA: RONALD ROSA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONALD ROSA DE LIMA
DATA: 26/09/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Manaus-AM
TÍTULO:


"ESTUDOS E PERCEPÇÕES POR MEIO DE PRÁTICAS ESPORTIVAS NOS PELOTÕES DE FRONTEIRA COMO FACILITADOR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL".



PALAVRAS-CHAVES:


Práticas esportivas. meio ambiente.  inclusão social.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Este trabalho visa verificar a importância da inserção de programas sociais junto a comunidade tendo como veículo cognitivo o uso de práticas esportivas na busca da compreensão da relação homem x meio ambiente. Tal experiência deve mostrar a importância da educação ambiental para que se justifique a prática de esportes em áreas naturais assim como buscar nos alunos conhecimento sobre os bens materiais e imateriais existentes no terreno e sua influência nos processos de políticas públicas ambientais a fim de promover a inclusão social desses jovens de forma a resgatar seus valores históricos, morais e sociais. Isto posto, faz-se necessário identificar como os projetos sociais através de tais práticas podem ajudar no processo de educação ambiental, demonstrando aos alunos novos saberes relativos a preservação do meio ambiente e sua influência nos processos de políticas públicas ambientais e promover a inclusão dos jovens no mundo do trabalho com consciência do seu papel social. Este projeto está sendo realizado  na cidade de Manaus utilizando-se as dependências do 4º Centro de Geoinformação, quartel do Exército brasileiro, porém existem outras vertentes do mesmo projeto sendo realizados nos pelotões de fronteira nos extremos Norte e Noroeste do Brasil, envolvendo crianças de comunidades indígenas que buscam no projeto uma forma de interagirem com o ambiente através de atividades lúdicas e esportivas.

 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2278489 - CLAUDIO NAHUM ALVES
Interno - 1662562 - JERONIMO LAMEIRA SILVA
Interno - 000.677.662-00 - JOSE ROGERIO DE ARAUJO SILVA - UNESPA
Notícia cadastrada em: 26/09/2017 14:28
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2