Notícias

Banca de DEFESA: ONEIDE BAÍA DE CASTRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ONEIDE BAÍA DE CASTRO
DATA: 12/07/2017
HORA: 17:00
LOCAL: Faculdade de Ciências Naturais - FACIN
TÍTULO:

 

"FATORES QUE INFLUENCIAM NA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DA REFORMA AGRÁRIA NO NORDESTE PARAENSE: UM RECORTE DO PERÍODO DE 1995 A 2015."


PALAVRAS-CHAVES:

Amazônia; Movimentos Sociais; Acampamento; Assentamentos Tradicionais.

 


PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

Realizou-se a análise do conjunto de procedimentos que compõem o processo de execução do Programa Nacional de Reforma Agrária em uma de suas várias ações: a criação dos Assentamentos do tipo Tradicional no período de 1995 a 2015 no espaço amazônico, particularmente, no Território do Nordeste Paraense e Região Metropolitana de Belém. Especificamente, procurou-se analisar fatores que influenciaram ou que determinaram as dificuldades nos processos de implantação e execução do Programa sob o enfoque do comportamento adotado pelas partes integrantes desse processo: os pretensos beneficiários do programa (acampados/assentados) e o órgão executor. Tais observações foram realizadas, ao longo dos procedimentos voltados à aplicação dessa política pública, enquanto instrumento da reforma agrária. A partir do entendimento do mecanismo pelo qual tais fatores influenciam no resultado final da implantação do Programa, ações sejam realizadas no sentido de impedir o insucesso ou as dificuldades de implantação do mesmo de maneira a assegurar o resultado exitoso da Reforma Agrária no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1719155 - WALDINEI ROSA MONTEIRO
Interno - 2278489 - CLAUDIO NAHUM ALVES
Interno - 637.225.422-00 - CLEDSON NAHUM ALVES - IFPA
Notícia cadastrada em: 12/07/2017 08:43
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - | Copyright © 2006-2022 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1