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Banca de DEFESA: PAULO CANDIDO BARBOSA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO CANDIDO BARBOSA JUNIOR
DATA: 03/07/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Manaus-AM
TÍTULO:

 

"CONCEPÇÃO E AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS - INDICADORES DA SUSTENTABILIDADE ÉTICA SOCIAL NAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO TELEVISIVA DE MASSA NA CIDADE DE MANAUS".



PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento socioambiental, sustentabilidade, Gestão Empresarial.


PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

A transformação que passa nosso planeta operada pelas mãos do homem, reflete a necessidade urgente de mudanças na forma de fazer negócios e gerar riquezas. Neste contexto, o desenvolvimento sustentável assume posição privilegiada nos parâmetros de mensuração de resultados em países desenvolvidos e em desenvolvimento. A preservação e a economia nunca estiveram tão unidas no propósito de adaptar empresas e criar modelos  alinhados com a postura socioambiental sustentável, quebrando antigos e gerando novos paradigmas contemporâneos de gestão.   O assunto é debatido e controverso no campo acadêmico, com pesquisadores e estudiosos, e empresas com seu binômio: sustentabilidade e desenvolvimento. Uma das principais indagações feitas sobre as empresas é quanto ao entendimento dos gestores e, consequentemente, dos colaboradores sobre a concepção que os mesmos tem da sustentabilidade, partindo das praticas socioambientais da empresa, tanto internamente, quanto na comunidade, com vistas à verificação de alinhamento estratégico com viés socioambiental. Com intenções claras de averiguar esta percepção de parte dos colaboradores, especificamente os gestores, a presente dissertação traz um estudo empírico e teórico sobre esta percepção nas estratégias empresariais contemporâneas nas empresas do segmento de serviços televisivos de massa na cidade de Manaus, estado do Amazonas. Quanto à metodologia, tratou-se de uma pesquisa quali- quantitativa, onde se fez um estudo com o método não paramétrico para analisar as respostas dos gestores em diversos setores estratégicos, sob três óticas, aqui chamadas de campos de análise, a saber: Comportamento Empresarial, Políticas Operadas na empresa e Resultados Adquiridos com a prática. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário objetivo de 39 questões que analisavam as respostas dadas pelos gestores das 4 empresas pesquisadas do segmento televisivo  na cidade de Manaus-Am. De uma forma geral, o resultado global da pesquisa demonstrou um nível de desconhecimento dos gestores sobre a sustentabilidade e o desenvolvimento socioambiental como estratégia empresarial, empregados na pratica empresarial. Ainda assim, pôde-se contemplar a preocupação pessoal dos gestores em alinharem-se ao tema em suas atividades, embora não tenham sido incentivados a isto. Percebeu-se, ainda, que a gestão estratégica das empresas reflete um desinteresse com o viés socioambiental e o desenvolvimento sustentável, muito embora se tenha assumido inferências, baseados na média de respostas ao questionário, do segmento. Os sinais positivos para o desenvolvimento sustentável foi-nos dada por apenas uma empresa. As outras não passam de forma clara os conhecimentos e as atitudes que são planejadas e agregadas aos planejamentos empresariais. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2278489 - CLAUDIO NAHUM ALVES
Interno - 2153060 - LUCIDIA FONSECA SANTIAGO
Externo à Instituição - GINARAJADAÇA FERREIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 27/06/2017 16:11
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