Banca de DEFESA: ALBERTO DANIEL NASCIMENTO SANTOS

DISCENTE: ALBERTO DANIEL NASCIMENTO SANTOS
DATA: 30/06/2017
LOCAL: Manaus

"METODOLOGIA PARA O GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA - INC/UFAM NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT, AM".

Resíduos sólidos, Gerenciamento integrado; INC/UFAM.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A implantação de projetos de ação de conservação ambiental em instituições de ensino, integrada à Educação Ambiental, representa importante contribuição para amenizar os impactos ambientais, fomentar atitudes ambientalmente sustentável e promover a melhoria da qualidade de vida do ambiente de ensino. A pesquisa tem como objetivo desenvolver uma metodologia para o gerenciamento integrado de resíduos sólidos no INC, no Município de Benjamin Constant – AM. Dessa forma, construir um instrumento norteador de ações de conservação ambiental para o gerenciamento mais adequado dos resíduos gerados no INC. A pesquisa foi realizada no Instituto de Natureza e Cultura – INC/UFAM, com sede em Benjamin Constant, Am. A análise dos resultados foi feita COMPARANDO-SE os resultados obtidos COM O TRABALHO DE Barbosa et. al. (2016) DE Atayde et. al. (2016), das informações obtidas através do contato com a Coordenação Administrativa e visita nas instalações do INC, confronto de informações com a PNRS, e assim, propor metodologias, medidas e estratégias, para o gerenciamento dos RS encontrados no INC, levando em consideração as condições e limitações locais para um efetivo e permanente tratamento dos RS. Podemos observar que mais de 70% dos RS destinados para a coleta pública podem receber algum tipo de tratamento, contribuindo assim, para melhor destinação final possível desses materiais. Porém, quase 30% dos resíduos encontrados são materiais sem qualquer possibilidade de tratamento, devendo ser destinados a coleta pública. Com o estudo da composição gravimétrica dos RS, pode-se elaborar medidas e estratégias importantes para a redução dos RS e contribuir na solução de problemas ambientais.

Presidente - 2153060 - LUCIDIA FONSECA SANTIAGO
Interno - 1662562 - JERONIMO LAMEIRA SILVA
Externo à Instituição - EVANDRO BRANDÃO BARBOSA
Notícia cadastrada em: 27/06/2017 15:09