Banca de DEFESA: LARISSE LIVRAMENTO DOS SANTOS

DISCENTE: LARISSE LIVRAMENTO DOS SANTOS
DATA: 09/05/2017
LOCAL: Manaus-AM

"EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA DO INSTITUTO INSIKIRAN/UFRR".

educação ambiental, currículo, formação indígena

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

A pesquisa teve o propósito de analisar como a Educação Ambiental (EA) ocorre no currículo do curso de licenciatura intercultural indígena do Instituto Insikiran da UFRR, a partir de concepções e experiências dos discentes do curso. de caráter qualitativo, a pesquisa envolveu alunos do curso de licenciatura, que tendo em vista a especificidade dada ao curso de licenciatura intercultural indígena e também esses alunos sendo docentes em suas comunidades indígenas são elementos importantes no contexto do desenvolvimento dentro e fora da universidade para o olhar da Educação ambiental. Utilizou-se como procedimentos de pesquisa questionário, entrevista e análise do plano de disciplina e do projeto pedagógico do curso. A Educação Ambiental está presente como elemento intercultural das comunidades indígenas e sendo o currículo do curso da licenciatura, ora analisado, ser uma especificidade voltada ao publico indígena, este currículo torna-se transdisciplinar e intercultural possibilitando dessa forma um desenvolvimento holístico voltado à cultura indígena com o pleno desenvolvimento científico. Vários fatores têm influenciado a inserção da Educação Ambiental dentre os quais estão à legislação vigente, políticas públicas e gestão universitária. Os estudos indicaram que a forma de inserção da Educação Ambiental no contexto do curso em análise apresenta fatores que podem ser favoráveis ou desafiadores. Demonstram os avanços no desenvolvimento da Educação Ambiental dentro do currículo da licenciatura. A interculturalidade dos alunos possibilita a diversidade de experiência indicando que a troca de experiência é o elemento importante dentro do desenvolvimento indígena na busca da efetivação do conhecimento empírico no conhecimento científico. As entrevistas demonstram a exigência dos discentes na busca do conhecimento que gere mudanças de concepção de uma educação ambiental voltada para a preservação de suas comunidades indígenas alicerçando dessa maneira o compromisso da gestão e da política pública para o pleno desenvolvimento da educação ambiental.

Presidente - 2278489 - CLAUDIO NAHUM ALVES
Interno - 148.723.232-20 - JANDECY CABRAL LEITE - ITEGAM
Externo à Instituição - PAOLA SOUTO CAMPOS
Notícia cadastrada em: 03/05/2017 11:08