Banca de DEFESA: NEYMARA SILVA COSTA

DISCENTE: NEYMARA SILVA COSTA
DATA: 26/04/2017
LOCAL: Manaus-AM

ANÁLISE AMBIENTAL DA LOGÍTICA FLUVIAL DE DERIVADOS DE PETRÓLEO NO TRECHO MANAUS - PORTO VELHO

Hidrovia. Logística. Rio Madeira. Derivados de petróleo.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

A adoção de medidas preventivas na gestão da logística do transporte de fluviais de forma apropriada impede os impactos ambientais, uma vez que essas atividades podem provocar relevantes impactos ao meio ambiente com o transporte de derivados de petróleo. Dentro dos principais rios navegáveis na bacia Amazônica destaca - se o rio Madeira, nesta hidrovia são realizados a navegação de navios, inclusive oceânicos, com diferentes tipos de produtos até Porto Velho, sendo particularmente importante o transporte fluvial de derivados de petróleo em Balsas Tanques (BT). No período das estiagens do rio aparecem bancos de areias que mudam de posição na ocasião das enchentes devido ao grande volume de transporte de sedimentos e esse aumento se agrava no período da chuva. Neste trabalho é feita a descrição do cenário estudado no trecho Manaus – Porto Velho e os possíveis impactos gerados por este tipo de transporte e produto embarcado. Em seguida, serão apresentados dados dos órgãos responsáveis e legislações pertinentes sobre o transporte fluvial na navegação interior, tipos de embarcações e os produtos que são transportados neste tipo de atividade que trafegam na região e situação atual para que seja realizado o transporte. Por fim, a partir desta analise, serão sugeridas ações e diretrizes para melhorias em relação à situação atual da hidrovia rio Madeira, que permita o seu desenvolvimento, considerando a sua elevada importância estratégica para o Brasil.

Interno - 148.723.232-20 - JANDECY CABRAL LEITE - ITEGAM
Externo à Instituição - LILEANE PRAIA PORTELA DE AGUIAR
Presidente - 2025599 - RICARDO JORGE AMORIM DE DEUS
Notícia cadastrada em: 20/04/2017 09:48