Banca de DEFESA: ITANI SAMPAIO DE OLIVEIRA

DISCENTE: ITANI SAMPAIO DE OLIVEIRA
DATA: 16/11/2016
LOCAL: Faculdade de Ciências Naturais - FACIN

A percepção ambiental dos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Presidente Figueiredo-AM.

Percepção, Ambiente, Ensino-aprendizagem, Presidente Figueiredo, Trilha.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Com um grande potencial turístico, o município de Presidente Figueiredo tem alcançado projeção nacional e, consequentemente, vem experimentando um crescimento substancial no número de turistas que visitam o município ao longo dos anos, surgindo assim, a necessidade da consolidação da educação ambiental da população, principalmente, com relação à preservação da natureza. Desta forma, é importante avaliar o nível de percepção ambiental dos alunos do 6° ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Presidente Figueiredo, a fim de fornecer subsídios para se estabelecer uma conduta ambiental fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem e o turismo sustentável na região. Assim, foi utilizada a metodologia quali-quantitativa através da aplicação de questionários e realização da pesquisa ação com o desenvolvimento de prática pedagógica na Trilha das Orquídeas, na Cachoeira da Onça, no município de Presidente Figueiredo. Os resultados dos questionários mostraram que 40% dos alunos conseguiram relacionar os conteúdos abordados em sala de aula com o meio que os cercam, porém, 60% tiveram dificuldades em perceber o ecossistema da região. Por isso, foi realizada intervenção através de realização da trilha, onde os resultados mostraram-se muito satisfatórios (90% de acertos). Dessa forma, conclui-se que é necessária a ocorrência de mais momentos de interação dos alunos em espaços não-formais, juntamente com mudanças no desenvolvimento de práticas educacionais.

Presidente - 2278489 - CLAUDIO NAHUM ALVES
Interno - 2278490 - DAVI DO SOCORRO BARROS BRASIL
Externo ao Programa - 1662562 - JERONIMO LAMEIRA SILVA
Notícia cadastrada em: 14/11/2016 12:22