Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILO JOSÉ FRANCO COUTINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANILO JOSÉ FRANCO COUTINHO
DATA: 25/11/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 01 do Prédio da Faculdade de Ciências Naturais
TÍTULO:

'POTENCIAL PRODUTIVO DA ANDIROBA ( carapa guianensis Aubl.) EM PROJETO DE ASSENTAMENTO AGROEXTRATIVISTA NA AMAZÔNIA ORIENTAL:Perspectivas de sustentabilidade no contexto do extrativismo vegetal."


PALAVRAS-CHAVES:

Projeto de Assentamento Agroextrativista. Produtos Florestais Não Madeireiros. Andiroba. Sustentabilidade.


PÁGINAS: 41
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

As comunidades extrativistas na Amazônia por muitos anos estiveram à margem de políticas públicas da reforma agrária. No início dos anos 2000 esse panorama foi modificado com a inclusão destas famílias no II Plano Nacional de Reforma Agrária (II PNRA). Sabe-se da relação secular que os ribeirinhos têm com os recursos naturais das áreas em que estão inseridos. Dentre esses recursos destaca-se a andiroba (Carapa guianensis Aubl.) como espécie de uso múltiplo e fornecedora de Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM´s). Esta essência florestal é bastante conhecida, porém ainda pouco estudada em seus aspectos produtivos, não sendo encontrado na literatura nenhum trabalho, nesse aspecto, em Projetos de Assentamentos Agroextrativistas (PAE´s). Somam-se a esse fato os problemas ambientais apontados por diversas comunidades rurais extrativistas residentes nessa modalidade de assentamento rural na região do Baixo Tocantins, em suas percepções, registradas por uma entidade prestadora de serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural. O problema mais citado pelas famílias se refere ao assoreamento de rios presentes nessas ilhas. O presente trabalho tem como objetivo geral subsidiar diversos atores envolvidos com os ribeirinhos, através de dados sistematizados e validados pela ciência desta espécie arbórea, e suas relações com características intrínsecas ao vegetal estudado. Para tanto serão realizadas etapas divididas em coleta de campo, análise e tratamento dos dados obtidos, e definição de possibilidades de uso e fabricação de produtos e subprodutos oriundos de Carapa guianensis Aubl., tendo como área de estudo o Projeto de Assentamento Agroextrativista Ilha Biribatuba, localizado no município de Cametá-PA. Como resultados e produtos espera-se, com a presente investigação científica, a contribuição para a sustentabilidade ambiental em PAE´s e formulação de relatório técnico aos gestores e profissionais da área, além de uma cartilha aos extrativistas como forma de auxílio em tomadas de decisões com efetiva participação destas populações humanas. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2278490 - DAVI DO SOCORRO BARROS BRASIL
Interno - 1719155 - WALDINEI ROSA MONTEIRO
Externo ao Programa - 1153271 - JOSE ROBERTO ZAMIAN
Notícia cadastrada em: 08/11/2016 09:23
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1