Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIA EVELLIN GODINHO DE VILHENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIA EVELLIN GODINHO DE VILHENA
DATA: 26/05/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório Paul Le Cointe da FEQ/UFPA
TÍTULO:

"APLICAÇÃO DE REJEITO ARGILOSO DE ALTA ALUMINA EFIBRA DE CAROÇO DE AÇAÍ NA PRODUÇÃO DE BIOBLOCOS COM SUSPENSÕES POLIMÉRICAS A BASE DE AMIDO DE MANDIOCA(Manihotesculenta Crantz".


PALAVRAS-CHAVES:

Amido de mandioca; Bioblocos; Açaí; Argila.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Visando o reaproveitamento de rejeitos provenientes da indústria de alumínio e da cultura doaçaí no estado do Pará, realizou-se um estudo sobre a fabricação de bioblocos compostos resíduo argiloso de alta alumina proveniente do beneficiamento da bauxita e caroço de açaí comsuspensão polimérica a base de amido de mandioca. As três matérias primas foram caracterizadas fisicamente pelas técnicas de Difração de Raios X (DRX); MEV/EDS (Microscopia Eletrônica de Varredura com Espectroscopia de Energia Dispersiva) e FTIR (Espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier). Realizou-se a cinética de secagem para o amido de mandioca e para o resíduo argiloso nas temperaturas de 40, 50 e 60°C e o resultado experimental ajustados aos modelos propostos de Midilli, Page e Aproximaçãoda Difusão. Os bioblocos foram confeccionados com a utilização do planejamento experimentalfatorial 24, cujas variáveis de entrada foram composição em massa de argila e fibra (m/m); Temperatura (T); tempo (t) e Suspensão (S), as varáveis de resposta foram:Resistência àcompressão (R) e Porosidade aparente (PA). O modelo de Midilli foi o que melhor se ajustoupara as curvas de cinética de secagem tanto do amido quanto do resíduo argiloso. Com base nosresultados obtidos pela função desejabilidade (a desejabilidade global do processo foi de 0,99), o biobloco composto de 70% resíduo argiloso, 30% fibra de caroço de açaí, com tratamento térmico de 100 °C por 60 minutos e fabricado à base de suspensão polimérica de amido demandioca e glicerol foi o que melhor performou no presente trabalho, o qual obteve nos testesde resistência e porosidade os valores de 2,99 mPa e 39,72 % respectivamente, mostrando possível aplicação como blocos leves ou mesmo como componentes de filtros para materiaisdo ordem inorgânica ou orgânica.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3267649 - JOSE DE ARIMATEIA RODRIGUES DO REGO
Interno - 1268476 - JOSE ROGERIO DE ARAUJO SILVA
Externo à Instituição - MARCONDES LIMA DA COSTA
Notícia cadastrada em: 24/05/2023 13:22
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2