Banca de QUALIFICAÇÃO: GLORIA CONCEICAO VARELLA MORIYA

DISCENTE: GLORIA CONCEICAO VARELLA MORIYA
DATA: 17/03/2023
LOCAL: Anexo da Engenharia Química

"REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS DA COZINHA DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DO CAMPUS SEDE DA UFPA BELÉM – PARÁ ".

compostagem; restaurante universitário; resíduos orgânicos.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma forma sustentável de reaproveitamento dos resíduos de cascas, sementes, talos e outros oriundos do preparo dos alimentos na cozinha do Restaurante Universitário (RU) do Campus Sede da Universidade Federal do Pará e utilizá-lo como compostagem orgânica para minimizar o impacto desses resíduos ao meio ambiente. A metodologia utilizada para a realização desse estudo será uma pesquisa de campo para observação nas instalações do RU onde será o objeto deste estudo. Neste estudo será quantificado os resíduos orgânicos para que possam ser demonstrado o desperdício destes resíduos e o devido reaproveitamento em compostagem orgânica evitando que o mesmo impacte na preservação do meio ambiente. O estudo se propõe a verificar o procedimento com relação a questão da pesagem, manejo e descarte destes resíduos, a gestão no RU, e por fim, a relação com a proposta dessa pesquisa. Esse estudo abrangerá pesquisas bibliográficas de artigos publicados e a necessidade de buscar informações com o responsável do setor de compras e a nutricionista da equipe gestora que cuida da organização e a seleção do cardápio do RU. Como resultado, esperamos contribuir significativamente para diminuir a degradação do meio ambiente e ao processo de gestão no RU.

Presidente - 071.100.732-20 - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA - UFPA
Interno - 638.356.062-04 - HOMERO VILAR CORREA - UFPA
Externo ao Programa - 7326689 - SONIA MARIA MAIA OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 16/03/2023 15:09