Banca de DEFESA: ANTONIO ERNANDO RESENDE CAVALACANTE

DISCENTE: ANTONIO ERNANDO RESENDE CAVALACANTE
DATA: 27/11/2015
LOCAL: REDENÇÃO

LABORATÓRIO DE DEMONSTRAÇÕES: TRANSFORMANDO MATERIAIS RECICLÁVEIS EM INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS.

Laboratório, Recicláveis, Física, Educação Ambiental, Ensino Médio.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A escola pública apresenta inúmeras deficiências quanto ao ensino de Ciências que passa desde a má formação dos professores, falta de equipamentos adequados ao ensino e más condições ou até mesmo a ausência de laboratórios. Nessa perspectiva as aulas práticas são fundamentais ao ensino de boa qualidade. Dentre as disciplinas ministradas no ensino médio, à física se destaca como a mais problemática. Fatores como a falta de motivação para o estudo da matéria resulta em baixos rendimentos, o que torna as aulas de física desinteressante para os estudantes. A pesquisa trabalha com o apanhado de dados baseados na revisão bibliográfica sobre o objeto de estudo, assim como, na pesquisa de campo do tipo quantitativa e qualitativa, na tentativa de explorar e elucidar a multiplicidade de questões quanto ao objeto analisado.Tem como objetivo revitalizar o Laboratório da EEEM Maria Benta Oliveira de Sousa, localizada em Redenção – PA, através da utilização de material reciclável e de baixo custo, na perspectiva de estabelecer através de experimentos o interesse, a motivação e a conexão entre fatores teóricos científicos com os fatores práticos. Demonstrando através da prática a importância da Física sua transversalidade e interação com as demais disciplinas, em especial a Educação Ambiental. Envolvendo o aluno de tal maneira que ele deixe de ser ouvinte e repetidor de informações fornecidas pelo professor ou pelo livro para se tornar sujeito de sua aprendizagem, mediado pela orientação do professor, refletindo conscientemente sobre os temas estudados em física.

Interno - 2278489 - CLAUDIO NAHUM ALVES
Presidente - 327191 - PETRUS AGRIPPINO DE ALCANTARA JUNIOR
Externo à Instituição - VALDINÉIA PATRICIA DIM
Notícia cadastrada em: 05/10/2015 09:51