Notícias

Banca de DEFESA: ALESSANDRA GOMES SKRIVAN

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA GOMES SKRIVAN
DATA: 16/05/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Vídeo Conferência
TÍTULO:

"SUSTENTABILIDADE E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS: Medidas para redução de resíduos em uma Unidade de Alimentação e Nutrição hospitalar no Município de Redenção-PA”


PALAVRAS-CHAVES:

sustentabilidade; resto ingesta; unidade de alimentação e nutrição; gerenciamento de resíduos.


PÁGINAS: 28
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos, observamos a importância das logísticas de sustentabilidade. Além do reaproveitamento adequado, devemos considerar o processo produtivo, já que o setor de restaurantes contribui significativamente para gerar resíduos sólidos orgânicos passíveis de reaproveitamento, como o resto ingesta, porém existem poucas ações relacionadas aos impactos ambientais causados pela produção de refeições destinadas à coletividade. O presente estudo propõe implantar medidas sustentáveis envolvendo o conceito de economia de recursos e minimização de resíduos. A pesquisa caracteriza-se por ser descritiva e experimental e viabilizou um modelo de ações de sustentabilidade e responsabilidade ambiental que, também, deve ser empregada no uso integral dos alimentos. Vale ressaltar que o uso de recursos naturais deve ser feito de forma consciente e biodigestores são uma solução viável ao produzir biogás e biofertilizante. O presente trabalho identificou que ações socioambientais podem obter resultados satisfatórios na mitigação da produção de resíduos. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADAELSON CAMPELO MEDEIROS
Interno - 2278489 - CLAUDIO NAHUM ALVES
Presidente - 2025599 - RICARDO JORGE AMORIM DE DEUS
Notícia cadastrada em: 13/05/2022 12:21
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1