Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA PATRICIA DE SOUSA SILVA

DISCENTE: CARLA PATRICIA DE SOUSA SILVA
DATA: 25/04/2015
LOCAL: Redenção - PA
TÍTULO: Fatores sócio ambientais relacionados à prevalência de parasitoses em crianças de 0 a 5 anos no município de Redenção- PA.
PALAVRAS-CHAVES: Fatores Ambientais, Crianças, Creches, Parasitoses, Prevalência.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: O estudo pretende relacionar os fatores sócio- econômicos e ambientais à prevalência de parasitoses em crianças de 0 a 5 anos atendidas em uma creche do município de Redenção- PA. Para o delineamento do perfil da população estudada, serão aplicados dois questionários padronizados com diversas perguntas como:frequência de lavagem das mãos, informações de como a água é disponibilizada (fonte e distribuição física),grau de instrução dos pais, hábitos de vida, higiene sanitária, presença de cães, gatos, insetos e moscas, saneamento básico, frequência da limpeza da caixa d`água. A aplicação do primeiro questionário e a coleta de dados observacionais será realizada durante a visita a residência dos familiares. A creche escolhida atende a 318 crianças em período integral, de segunda a sexta, o que justifica a aplicação do segundo questionário específico para o ambiente escolar. Um folheto explicativo será distribuído aos participantes fornecendo todas as orientações sobre as verminoses, profilaxias e coleta adequada do material. As amostras serão analisadas nas dependências do Laboratório de Parasitologia da Faculdade FESAR, através do método de Hoffmann, Pons & Janer ou Sedimentação Espontânea e método de Centrifugo- flutuação em sulfato de zinco ou Faust para cistos de protozoários (DE CARLI, G. A; 2001.; NUNES, 2005).
Externo à Instituição - ADRIANO BADOTTI GRASSI
Presidente - 2278489 - CLAUDIO NAHUM ALVES
Interno - 2278490 - DAVI DO SOCORRO BARROS BRASIL
Notícia cadastrada em: 13/04/2015 08:56