Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS VINICIOS SODRÉ GOMES

DISCENTE: LUCAS VINICIOS SODRÉ GOMES
DATA: 13/04/2021
LOCAL: Google meet

Representações sociais de enfermeiros sobre a espiritualidade na assistência a pacientes oncológicos pediátricos

Enfermagem; Espiritualidade; Representações Sociais.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

INTRODUÇÃO: A relação entre a espiritualidade e religiosidade sempre são pauta de longas discussões, tanto no meio acadêmico como no contexto social entre a comunidade de forma geral, entretanto sabe-se que a espiritualidade se comporta de forma mais abrangente envolvendo experiências de cunho universal, valor culturais e íntimos de um determinado grupo de indivíduos, enquanto que a religiosidade dar-se por meio da ligação com a doutrina, relações com o sobrenatural e com o sagrado. A relação da espiritualidade com a enfermagem está associada ao holismo que se perpassa pela assistência de enfermagem e dessa forma se torna um fator relevante e de predisposição a melhora no quadro clínico de pacientes, principalmente quando se associa ao processo de hospitalização, que favorece um misto de sentimentos como angústia, medo e questionamentos sobre a vida e a morte. As representações sociais proporcionaram familiarizar o fenômeno social da espiritualidade em meio hospitalar e no contexto da enfermagem. OBJETIVO: Compreender as representações sociais de enfermeiros sobre a espiritualidade e suas implicações ao cuidado de enfermagem prestado aos pacientes pediátricos oncológicos. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa e que emprega as bases da Teoria das Representações Sociais (TRS). Será empregada a vertente processual da escola Francesa de psicologia social defendida por Serge Moscovici e Denise Jodelet e colaboradores. Para análise dos dados, será utilizada a análise temática de Braun & Clarck, que compreende seis etapas 1ª etapa: familiarizar-se com os dados, 2ª etapa: gerar códigos iniciais, 3ª etapa: procurar temas, 4ª etapa: Revisar os temas, 5ª etapa: definir e nomear tema e a 6ª etapa: produzir o relatório. Dessa forma espera-se compreender as representações sociais e as vivências dos enfermeiros sobre as necessidades psicoespirituais e a e as implicações para a enfermagem uma vez que está ligado às alterações desse processo em paciente pediátrico oncológico.

Interno - 2414488 - ALINE MARIA PEREIRA CRUZ
Externo à Instituição - ANGELA MARIA RODRIGUES FERREIRA
Interno - 1513473 - MARCIA SIMAO CARNEIRO
Presidente - 2436880 - SILVIO EDER DIAS DA SILVA