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Banca de DEFESA: CONCEICAO PEREIRA DUARTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CONCEICAO PEREIRA DUARTE
DATA: 28/10/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Campus Universitário de Bragança - Platarforma Google Meet
TÍTULO:

NARRATIVAS DE PROFESSORAS RIBEIRINHAS ACERCA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS: UM ESTUDO NA ESCOLA SÃO JOÃO BATISTA NA COMUNIDADE DE CAMPOMPEMA NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA/PARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas educativas; narrativas; educação ambiental.


PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A presente pesquisa intitulada Narrativas de professoras ribeirinhas acerca da educação ambiental em suas práticas educativas: um estudo na Escola São João Batista na Comunidade de Campompema no município de Abaetetuba/Pará parte das experiências vivenciadas pelas professoras egressas do curso de Pedagogia das Águas nas suas práticas educativas. O lócus da pesquisa foi a Escola São João Batista, que se localiza na comunidade ribeirinha de Campompema no Município de Abaetetuba e neste estudo buscamos dialogar sobre os desafios com os quais as professoras lidam em suas práticas diárias. O trabalho tem como objetivo analisar, por meio de narrativas de professoras ribeirinhas, as práticas educativas desenvolvidas na perspectiva da educação ambiental. Procuramos identificar nessas práticas as concepções das professoras acerca da educação ambiental e o que a formação no Curso de Pedagogia das águas contribuiu para uma prática educativa inovadora e sintonizada com as especificidades culturais ribeirinhas. Participaram da pesquisa 5 (cinco) professoras que aceitaram o desafio de narrar sobre suas práticas. O acesso a Ilha de Campompema se dá somente via fluvial, mais precisamente por um pequeno barco chamado “rabeta”. Visitamos a escola São João Batista para o encontro com as professoras e toda a equipe da escola por várias vezes. O Curso de Pedagogia das Águas foi ofertado pelo Campus Universitário de Abaetetuba e vinculado ao Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária-PRONERA, patrocinado pelo INCRA e atendeu exclusivamente ribeirinhos assentados nas ilhas do entorno de Abaetetuba. O Campus de Abaetetuba foi escolhido por concentrar uma parte significativa de mais de 70 ilhas em seu entorno. A metodologia do trabalho baseada em abordagem qualitativa foi fundamentada a partir de narrativas que foram coletadas por meio de entrevistas. Os resultados do estudo apontaram para a relevância de uma prática educativa planejada a partir de uma avaliação diagnóstica, processual e contínua; pautada por relações afetivas entre professoras, alunos, famílias; e apoiadas por condições institucionais nem sempre favoráveis à permanente reflexão individual e coletiva. Quanto às práticas educativas em Educação Ambiental, as narrativas revelaram que as ações se deram individualmente e esporadicamente de acordo com o olhar de cada professora e suas concepções acerca do assunto. As narrativas ainda sinalizaram a importância e a urgência de investimentos na formação continuada das docentes como política prioritária para se alcançar a qualidade almejada na educação pública brasileira


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DAYANA VIVIANY SILVA DE SOUZA
Interno - 2178110 - JOANA DARC DE VASCONCELOS NEVES
Externo ao Programa - 2190538 - JOSE BITTENCOURT DA SILVA
Presidente - 1347712 - SALOMAO ANTONIO MUFARREJ HAGE
Notícia cadastrada em: 06/10/2021 16:56
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